Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardiovasculares são as principais causas mundiais de morte. No Brasil, 300 mil pessoas morrem anualmente, um óbito a cada dois minutos é causado por esse tipo de enfermidade.Segue as principais doenças cardiovasculares que levam o paciente a óbito:
INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO
O Infarto Agudo do Miocárdio é provocado pela falta de sangue e oxigênio no músculo cardíaco, devido à obstrução da artéria coronária, levando ao quadro de dor no peito ou braço, pescoço e maxilar, sudorese, falta de ar, palidez, náuseas e vômitos, perda temporária de Consciência e sensação de morte iminente.
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Acidente Vascular Cerebral ou Derrame Cerebral, quando ocorre um entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos cerebrais levando ao quadro de dor de cabeça, tontura, dificuldade em falar, perda súbita de visão e alteração da senibilidade ou paralisia com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo.
DOENÇA VASCULAR PERIFÉRICA
Obstrução das artérias periféricas do corpo é o estreitamento e endurecimento das artérias que levam o sangue para pernas e pés, com a redução do fluxo de sangue. Os sintomas nas pernas podem ser dor e fraqueza, sensação de “dormência”, dificuldade para caminhar, alteração na temperatura e feridas que não cicatrizam.
MORTE SÚBITA
Compreende o quadro de óbito de forma súbita, ou seja, quando não há chance de socorro. O coração para de bater de forma súbita pode acontecer com ou sem sintomas, sendo causado, principalmente, pelo infarto agudo do miocárdio e arritmias cardíacas.
Matéria por
Cláudio Francisconi
Cardiologia CRM/PR: 24129 | RQE: 18498 | Umuarama