Beber café ajuda a proteger o coração e prevenir doenças cardiovasculares, como o infarto. É o que um estudo brasileiro publicado no Journal of the American Heart Association evidenciou.
O hábito de tomar mais que 3 cafés ao dia esteve relacionado à menor quantidade de cálcio nas artérias coronárias de indivíduos que não fumam, o estudo foi feito com habitantes de São Paulo e mostra que o consumo de café diminuiu o Escore de Cálcio Coronário, instrumento usado para medir a quantidade de placas de aterosclerose, que levam à obstrução das artérias do coração.
Esta informação confirma o que outros estudos com o café já tinha demonstrado, o hábito de tomar café diariamente está associado a menor risco de diabetes, pressão arterial, além de efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios sobre as artérias. No ano de 2016, a Sociedade Brasileira de Cardiologia(SBC) publicou a 7ª diretriz de hipertensão arterial, onde já relatava o benefício do café na pressão alta, derrubando o mito que quem tem pressão alta não poderia tomar café.
Segundo as recomendações da SBC, o café, apesar de rico em cafeína, substância com efeito pressor agudo, possui polifenóis que podem favorecer a redução da pressão arterial, ainda estudos recentes sugerem que o consumo de café em doses habituais não está associado com maior incidência de hipertensão arterial, nem sua elevação.
Existe, há muitos anos, estudos que vêm sendo desenvolvidos no InCor, com desfechos favoráveis sobre os benefícios do café para o coração, tudo isso contribui para diminuir o desconhecimento e o preconceito das pessoas em relação às propriedades da bebida, monstrando que o café pode ser um excelente aliado nas doenças do coração, além de que uma pausa na correria do dia a dia para uma boa xícara de café, com pessoas que gostamos, torna tudo melhor, incluindo a saúde do nosso coração.
Matéria por
Cláudio Francisconi
Cardiologia CRM/PR: 24129 | RQE: 18498 | Umuarama