O marcapasso é um pequeno dispositivo eletrônico composto de gerador (bateria do marcapasso e o circuito eletrônico de comando) e eletrodo (fio que se comunica com o coração).
Quantas vezes o coração bate em um minuto? A frequência cardíaca normal deve ficar entre 60 a 100 batimentos por minuto. Quando o batimento cardíaco está muito lento, abaixo de 60 batidas sem uso de medicamentos e/ou em atletas( pois estas podem ter os batimentos mais lentos não sendo necessariamente doenças cardíacas), chamamos de bradicardia que é uma alteração do ritmo do coração causada por distúrbios elétricos (arritmia) caracterizada pela redução desse valor abaixo de 60 batimentos, muitas vezes, a única solução é usar um dispositivo, o marcapasso, que garante uma vida mais longa e melhor a quem está com o coração com as batidas lentas “fraco”.
Como são os marcapassos?
É um pequeno dispositivo eletrônico composto de gerador (bateria do marcapasso e o circuito eletrônico de comando) e eletrodo (fio que se comunica com o coração). O gerador produz impulsos, emite estímulos elétricos, que permitem a contração cardíaca e o batimento normal do coração. O implante é realizado sob a pele, no peito ou abdômen, é selado geralmente de metal titânio, e o eletrodo que sai do gerador é introduzido através de uma veia importante e colocado dentro do coração, em contato com o músculo cardíaco. O implante é bem mais simples que outras cirurgias cardíacas e a internação hospitalar dura, em média, 2 dias.
Existem dois tipos:
1. Um chamado provisório, utilizado para tratar alterações cardíacas temporárias (como uma intoxicação por medicamentos ou na fase aguda do infarto do miocárdio, por exemplo);
2. Outro, chamado de definitivo, é destinado ao controle de problemas de longo prazo. Ainda exitem outros aparelhos similares com cariodesfriladores implantáveis(CDI), ressincronizadores cardíacos(DCEI), que também conseguem controlar outros tipos de arritmias, tudo depende da avaliação médica e indicação apropriada.
As Arritmias ?
Existem vários ritmos cadíacos. Aqui estamos explicando o uso do marcapasso nas bradiarritmias, ou seja, no ritmo vagaroso, doenças que acometem pessoas que sofrem um desgaste do sistema elétrico do coração, por conta do envelhecimento, ou por alguma outra doença cardíaca. Esse quadro faz com que a circulação de sangue seja menor no organismo, causando cansaço, queda de pressão, tonturas e desmaios. E, não existe medicamento para essa enfermidade, entre as principais podemos citar Bloqueio Átrioventricular total , Bloqueio Átrioventricular de 2º. Grau tipo II , Doenças do nó sinusal , com aparecimento dos sintomas ou alterações no eletrocardiograma. A única solução é implante do marcapasso para controle do ritmo cardíaco.
Matéria por
Cláudio Francisconi
Cardiologia CRM/PR: 24129 | RQE: 18498 | Umuarama