Fitoesteróis são componentes naturais encontrados em muitos alimentos de origem vegetal, são substâncias gordurosas produzidas pelas plantas e semelhante ao colesterol, os fitoesteróis competem com colesterol vindo da dieta e diminuem a absorção intestinal do mesmo, além de aumentar sua excreção pelas fezes, o seu consumo auxilia na redução da absorção de colestreol pelo intestino, reduz de 10 a 15% a absorção dessa gordura, seu consumo associado a uma dieta saudável pode contribuir bastante para a prevenção e o controle de doenças cardiovasculares com o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral.
As espécies vegetais têm sido utilizada há mais de 2000 mil anos, desde os egípcios há relatos do uso de plantas medicinais e segue como fonte de recursos terapêuticos para o desenvolvimento de novos fármacos até os dias atuais. Uma das principais vantagens da utilização de medicamentos fitoterápicos é a ausência ou mínimos efeitos colaterais, tendo cada vez mais espaço no arsenal terapêutico. Na cardiologia atualmente temos medicamentos fitoterápicos usados no controle do colesterol, no auxílio ao tratamento da hipertensão e doença aterosclerótica que leva a obstrução das artérias cardíacas.
Atualmente, na cardiologia um dos melhores exemplos do uso de fitoterapicos é O Extrato seco de Oryza sativa fermentado por Monascus purpureus, uma levedura de coloração avermelhada, obtida a partir da fermentação do arroz vermelho, reduz os níveis de colesterol moderadamente em comparação com outras estatinas, mas com a vantagem de causar menos efeitos adversos. É uma nova alternativa para controle de nível de lipídios. Regulariza os níveis de colesterol total, reduz o LDL, aumenta o HDL, reduz os níveis de triglicéridos e Homocisteínas, antiagregante plaquetário e diminui os depósitos de colesterol nas artérias. Além disso, a levedura de arroz vermelho demonstrou que pode ser capaz de reduzir eventos cardíacos e proporcionar efeitos positivos sobre os desfechos cardiovasculares de forma semelhante ao de estatina.
Na Hipertensão arterial sistêmica, temos a Alicina (encontrada no alho cru) e a S-alil-cisteína (encontrada no alho processado), ambas podem apresentar diminuição da pressão arterial com a suplementação de várias formas do alho.
O Chá verde (Camellia sinensis) possui polifenóis, em especial, as catequinas que favorecem a redução da pressão arterial. A uva(Vitis vinífera) rica em resveratrol é uma importante aliada da sua saúde, aumenta o bom colesterol e ajuda a eliminar o colesterol ruim.
O Extrato seco de Vitis vinífera contendo o resveratrol, um polifenol com forte ação antioxidante, que é uma substância encontrada nas sementes e nas películas das uvas escuras, que ajuda no controle dos níveis de colesterol, além de ter ação anti-inflamatória e reduzir os riscos da ateriosclerose.
Com muitos benefícios para a saúde, os fitoterápicos são usados como tratamento complementar em diversas áreas. Uma das especialidades que têm se destacado nesse sentido é a Cardiologia. Atualmente, a quantidade de publicações sobre as ações terapêuticas das plantas tem crescido muito no mundo e no Brasil, assim como o interesse nesses produtos.
" Atualmente, na cardiologia um dos melhores exemplos do uso de fitoterapicos é O Extrato seco de Oryza sativa fermentado por Monascus purpureus uma levedura de coloração avermelhada, obtida a partir da fermentação do arroz vermelho, reduz os níveis de colesterol moderadamente em comparação com outras estatinas, mas com a vantagem de causar menos efeitos adversos. "
Matéria por
Cláudio Francisconi
Cardiologia CRM/PR: 24129 | RQE: 18498 | Umuarama