O Estresse
O estresse mental está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Sua influência é observada por quase todo o organismo, sendo o sistema cardiovascular profundamente afetado. A muito o conhecimento popular já indicava que emoções afetam o coração, mudam nosso metabolismo, porém agora muitas pesquisas recentes demonstram que o estresse pode agir como causador de doenças cardiovasculares de forma crônica e aguda. O estresse pode aparecer de várias formas como o medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação, nervoso. O estresse pode ser ocasionado, dentre outros fatores, por morte de familiar, separação conjugal, ruína financeira, problemas profissionais e no ambiente de trabalho, perda de emprego, tensões relativas, mas a causa para o estresse muitas vezes pode ser desconhecida.No coração, a pessoa estressada pode ter o seu ritmo cardíaco acelerado, arritma, tremores, tontura, suor excessivo e respiração acelerada. Outros sintomas gerais com alterações intestinais, necessidade frequente de urinar, boca seca e problemas para engolir. O estresse, considerado por muitos como sendo a doença do século, apresenta um risco real para doenças cardíacas como exemplo quem tem transtorno de ansiedade generalizada (TAG) apresenta um risco 30% maior para doença cardiovascular, assim como quem tem insônia e dorme por volta de seis horas por noite corre 30% mais risco de desenvolver hipertensão se comparadas com pessoas que têm sono normal. A depressão é frequente nos pacientes com doenças do coração, podendo se manifestar como causa ou consequência das cardiopatas.
Complicações no Coração
O estado de tensão mexe com o funcionamento do nosso organismo. A alta liberação de hormônios como a adrenalina e cortisol provocam instabilidade elevando a pressão sanguínea e batimentos cardíacos podendo provocar um infarto ou AVC. Alguns medicamentos podem provocar ou piorar os sintomas de estresse, além do uso de produtos com cafeína, drogas, álcool e tabaco. Quando essas sensações ocorrem com frequência, a pessoa pode ter um distúrbio de ansiedade. As principais causas podem ser associadas a momentos importantes e significativos na vida pessoal e profissional sendo desencadeado por situações diversas. Geralmente associados a situações que estão conectados a sentimentos de expectativa ou podendo ainda estar ligado a outras doenças como síndrome do pânico e transtorno obsessivo compulsivo. Pode também aparecer em decorrência de algum efeito colateral de tratamentos medicamentosos. Sentimentos de estresse e ansiedade são comuns também em pessoas que se sentem deprimidas e tristes. (SBC Sociedade Brasileira de Cardiologia).
Como diminuir as chances do Stress aparecer
Praticar atividades físicas, rir mais, dormir melhor, uma boa alimentação, melhorar os hábitos de vida (evitar o exagerado consumo de bebidas alcoólicas, alimentos hipercalóricos e gordurosos e parar de fumar), ajudam a amenizar o estresse do dia a dia, muitas vezes também é necessário um tratamento com medicamentos sob a supervisão médica. O tratamento contra estresse, depressão, ansiedade e síndrome do pânico podem reduzir os ricos de problemas cardiovasculares. O Sentimentos de amor, felicidade, otimismo, a espiritualidade e sensação de bem-estar agem a favor da saúde do coração. O tratamento contra estresse, depressão, ansiedade e síndrome do pânico podem reduzir os ricos de problemas cardiovasculares.
Matéria por
Cláudio Francisconi
Cardiologia CRM/PR: 24129 | RQE: 18498 | Umuarama