Com frequência, na prática da cirurgia plástica e no dia a dia do consultório nos deparamos com pacientes que desejam resultados muito acima de sua “capacidade corporal”. O que realmente isto quer dizer?
Na verdade, coloca-se 100% da expectativa do “resultado” somente no ato cirúrgico e esta expectativa não é alcançada, pois apenas 60% deste objetivo é oferecido pela cirurgia e os outros 40% envolvem vários fatores, tais como: genética; idade; qualidade da pele; hábitos alimentares; atividade física regular.
É trabalho do Cirurgião, orientar o paciente durante a consulta sobre o que deve ser feito para aumentar a resposta de seu próprio corpo, para que se chegue ao objetivo esperado. As respostas são individuais, o tratamento cirúrgico, dentro da técnica adequada, é oferecido e, quando o paciente perguntar sobre as diferenças em relação a cicatriz, edema, e o “resultado”, que são diferentes de paciente para paciente, é onde devemos dar as orientações necessárias sobre os 40%, que estão envolvidas as características citadas acima.
Em síntese, o “resultado” de uma cirurgia deveria se chamado de “objetivo”, pois o objetivo pode ser alcançado ou não, dependendo da dedicação e genética de cada um. Confiar no cirurgião que está indicando o melhor procedimento e executando com maestria o mesmo, é fundamental. A mensagem que fica é: o paciente terá a melhor resposta possível que seu corpo permitir.
Converse muito com seu cirurgião plástico, observe as orientações, siga à risca um pós – operatório adequado e faça sua parte em relação aos hábitos, para que sua cirurgia fique cada vez mais linda! Sucesso !
Matéria por
Eduardo Sauter
Cirurgia Plástica CRM/MT 4649 | RQE: 3436 | Cuiabá