Os implantes dentários são dispositivos feitos em titânio que servem para substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese, contribuindo assim para uma melhor aparência física e função mastigatória. Eles são indicados para pacientes com perda unitária, parcial ou de todos os dentes.
Se você estiver considerando implantes, deve ter gengivas saudáveis e os ossos adequados para sustentar o implante. Se o seu osso for muito fino ou suave e inadequado para suportar um implante, você pode solicitar um enxerto ósseo. Ou, se não houver altura óssea suficiente na mandíbula superior ou se os seios estiverem muito próximos da mandíbula, você pode solicitar um levantamento de seios.
Para realizar a cirurgia para instalação de implantes precisa apresentar um bom estado geral de saúde. Se tiver diabetes, pressão alta ou alguma doença crônica, mas tem acompanhamento médico, toma sua medicação de forma regular, podem realizar o procedimento. Em casos mais específicos, é normal o dentista entrar em contato com o médico e juntos avaliarem a melhor forma para que a colocação dos implantes dentários seja possível.
O Profissional especialista em implantodontia deve saber como está à situação do osso que está abaixo da gengiva e para isso é fundamental uma radiografia panorâmica ou uma tomografia computadorizada, para que seja determinada a região ideal para instalação do implante, assim como espessura óssea remanescente. Outros exames adicionais podem ser solicitados de acordo com cada caso.
A instalação do implante deve ser realizada somente por especialista, o paciente é anestesiado com anestesia local, pode estar associado uma sedação consciente, e em casos mais específicos pode ser feito sob anestesia geral. Com um corte na gengiva, o osso do paciente é exposto, brocas de perfuração são introduzidas no osso preparando o leito de instalação do implante, o implante tem um formato cilíndrico/cônico com espirais em todo seu corpo, o implante é então instalado e fica em íntimo contato com o osso e bem travado, este travamento é chamado de torque, que é avaliado por um torquímetro. Torques de no mínimo 30N são fatores importantes para o sucesso da osseointegração do implante. Após instalado aguarda-se 3 a 4 meses para poder iniciar a fase protética.
Uma segunda fase é necessária para confecção da prótese que será aparafusada sobre os implantes/pilar protético. Onde é feita a reabilitação propriamente dita, o dente artificial é confeccionado por um técnico em prótese dentária, é instalado sobre os implantes pelo especialista em Implantodontia ou especialista em Prótese Dentária.
Para ser submetido à instalação de implantes, o paciente precisa apresentar um bom estado geral de saúde
Matéria por
MICHELLY KARIM
Cirurgia Odontológica CRO/MT 6773 | Cuiabá