Ciruriga plástica é 60% do caminho na busca de um determinado objetivo, outros 40% são: genética, idade, hábitos, atividades físicas, alimentação, cuidados pós operatórios e etc.
A cirurgia plástica se morderniza a cada dia, se adapta a novas tendências, cresce na tecnologia, melhora suas técnicas e os membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica estão cada vez mais bem treinados.
No passado a cirurgia plástica tinha como principio melhorar a estética do paciente, hoje em dia há uma cobrança por uma perfeição que não existe e também, não é de única responsabilidade da cirurgia. Como sempre digo aos pacientes, ciruriga plástica é 60% do caminho na busca de um determinado objetivo, outros 40% são: genética, idade, hábitos, atividades físicas, alimentação, cuidados pós operatórios e etc.
O Transtorno dismórfico coporal está relacionado justamente aos extremos. Pessoas querendo ser outras pessoas, busca por transformações inexistentes, resultados mágicos, o famoso nunca está bom, fazer inúmeros procedimentos sempre em busca da perfeição, ir atrás de minucias, pequenos detalhes quase inaparentes dizendo que aquilo atrapalha muito sua vida social, que esta deprimido e não consegue se relacionar, ter vida social.
Estes extremos devem ser encaminhados a avaliação psicológica antes de passar por procedimento cirúrgico ou estético, pois geralmente o procedimento não será capaz de melhorar a auto estima do paciente em questão. Nestes casos o problema é muito mais psicológico do que físico e necessita tratamento especifico.
Muitas vezes não conseguimos perceber este transtorno antes da cirurigia, pois nem todos o pacientes dão pistas que sofrem do mesmo e no pos operatório observamos um comportamento totalmente inadequado frente ao procedimento realizado, sem aguardar o tempo necessário para diminuir os inchaços, roxos, sem fazer sua parte como dieta e atividade física, sem compreender as limitações do procedimento, sempre orientadas antes da cirurigia.
Como informação vale a lembrança e discussão do tema acima, o qual está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Felicidades a todos.
Matéria por
Eduardo Sauter
Cirurgia Plástica CRM/MT 4649 | RQE: 3436 | Cuiabá