Distraído pelo Barulho!!! Você escuta mas não entende???
Conheça mais sobre o Distúrbio do Processamento Auditivo (Central)
A maneira como escutamos pode interferir de forma decisiva no sucesso profissional, escolar e na qualidade do nosso relacionamento pessoal. As pessoas que têm dificuldade para entender o que escutam apresentam baixa produtividade no trabalho, na escola e dificuldade para se relacionar.
O som percorre um longo caminho, desde o momento que entra na orelha até chegar ao cérebro. Quando há alguma falha nesse trajeto, a mensagem auditiva chega confusa. “Escuto, mas não entendo”, a essa disfunção chamamos de Distúrbio do Processamento Auditivo (Central).
DETECTANDO O PROBLEMA
Uma equipe multiprofissional (fonoaudiólogo, otorrinolaringologista, neurologista, pediatra, geriatra, psiquiatra, psicólogo, psicopedagogo, entre outros) deve ser empregada já que estes sinais não são exclusivos do DPA(C) e, portanto, é necessário verificar outros transtornos que podem estar associados.
O exame comportamental do processamento auditivo (central) é realizado por um fonoaudiólogo que atua na área da audição dentro de uma cabine acústica com fones de ouvido onde é possível analisar e diagnosticar como o cérebro está interpretando os sons que escutamos; medir a capacidade de conversação em ambientes ruidosos e fornecer informações sobre o local da disfunção no sistema auditivo central.
Os exames eletrofisiológicos da audição fornecem informações importantes sobre o funcionamento das vias auditivas centrais.
TRATAMENTO
O processo de reabilitação/habilitação deve ter ênfase na estimulação auditiva e de linguagem e deve levar em conta mudanças no ambiente acústico, o desenvolvimento de habilidades auditivas e de linguagem, bem como o processo de comunicação no meio ambiente. Outras intervenções podem ser necessárias tais como: psicopedagógica, psicológica e/ou neuropsicológica, entre outras.
CARACTERÍSTICAS
• Dificuldade de ouvir com ruído, uma conversa no meio da rua exige muito esforço;
• Não consegue localizar de onde vem o som;
• Problemas em seguir instruções;
• Dificuldade de entender ritmo, ênfase e entonação;
• Grande esforço para se manter concentrado;
• Problema de leitura, escrita e linguagem (dificuldade de contar uma história, por exemplo).
Matérias Publicadas
Matéria por
Marcia Bongiovanni
Fonoaudiologia CRFA: 7399-PR | Londrina