A Perda auditiva causa diminuição da audição, o que dificulta a compreensão das palavras. A dificuldade aumenta com o grau da perda, que pode ser leve, moderada, severa ou profunda. Por isso, a pessoa que tem a perda auditiva sempre diz “Posso ouvir, mas não entendo o que está sendo dito”. O uso de aparelhos auditivos pode ser indicado em 90% dos casos de Perda Auditiva. O restante deve ser tratado por cirurgia ou medicamentos.
Quando é abordada a questão dos aparelhos auditivos, verifica-se que estes continuam a estar rodeados de mitos e preconceitos. Muitas pessoas julgam que os aparelhos são grandes e sem forma; possuem um controle remoto do tamanho do tipo que se usa para a TV; assobiam; são difíceis de manusear.
A evolução do aparelho auditivo:
Os primeiros aparelhos auditivos eram enormes trombetas em forma de chifre com uma parte larga e aberta em uma extremidade que detectava o som. A trombeta gradualmente diminuiu e se transformou em um fino tubo que canalizava o som dentro do ouvido.
No século XX, os aparelhos auditivos se tornaram digitais e a qualidade do som melhorou e se tornou mais ajustável.
Na virada do século XXI, a tecnologia de computador tornou os aparelhos auditivos menores e ainda mais precisos, com ajustes para se acomodar a todo tipo de ambiente auditivo. A mais nova geração de aparelhos auditivos pode continuamente se ajustar para melhorar a qualidade de som e reduzir o ruído de fundo.
Qual o melhor modelo de aparelho auditivo para o meu caso?
Existem diversos tipos de aparelhos auditivos que podem variar quanto ao tamanho, potência e tecnologia. Cada tipo apresenta potência e características específicas que serão determinadas de acordo com cada caso. É importante o audiologista (fonoaudiólogo especialista em audição) entender o que há de errado com o seu sistema auditivo, bem como conhecer suas necessidades, preferências pessoais e expectativas, pois assim trabalhando em conjunto é possível encontrar a melhor solução para cada caso.
Um ou dois aparelhos auditivos?
Usar apenas um aparelho é como usar óculos com apenas uma lente ao invés de duas, portanto quando a perda auditiva acontece nos dois ouvidos é necessário o uso dos dois aparelhos auditivos porque com apenas um as situações de conversa são difíceis de seguir e nem sempre você consegue saber de onde vem o som.
Dicas importantes:
Procure olhar para o a pessoa com quem esta falando. Isso facilita a compreensão dos sons.
Evite situações onde há muito ruído entre você e seu interlocutor.
Lembre-se que para ouvir da melhor maneira possível, deve haver um balanceamento entre os dois ouvidos.
Explique para familiares que gritar não ajudará a escutar melhor. Deve-se primeiro chamar sua atenção para então começar a falar.
Prática e paciência serão indispensáveis!
Matéria por
Marcia Bongiovanni
Fonoaudiologia CRFA: 7399-PR | Londrina