Meus cabelos estão diminuindo e caindo principalmente na frente e no contorno da cabeça, o que pode estar acontecendo? Esta é uma dúvida que frequentemente preocupa homens e mulheres de idades variadas. Segundo a Dra. Lorena Dourado Alves, Titular em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e com Formação em Tricologia (ciência que estuda o cabelo) pela Faculdade de Medicina do ABC e pela USP, existem algumas doenças que podem dar queda de cabelo no contorno da cabeça.
A Alopécia Androgenética, também conhecida como calvície, é uma doença em que existe, na maioria dos casos, uma predisposição genética, ainda não completamente definida. Pode acometer homens e mulheres em graus variados de gravidade. Seus sintomas geralmente começam a se manifestar na adolescência, mas podem surgir em pessoas mais velhas. No início, por ação hormonal, os cabelos ficam progressivamente mais finos, depois começam a cair e param de nascer naquele local.
Caso se faça o diagnóstico precoce e se inicie o tratamento adequado conseguimos, na maioria dos casos, amenizar a progressão da doença, explica a Dra. Lorena Dourado, podendo ocorrer um engrossamento dos fios e a volta do nascimento deles no local. A Dra. Lorena Dourado informa que outra causa de queda de cabelo no contorno da cabeça é a Alopecia Frontal Fibrosante, doença auto-imune em que o seu próprio organismo gera uma inflamação na raiz do fio de cabelo que resulta na destruição do fio, levando à queda do fio e à formação de uma cicatriz, com a parada do nascimento do fio naquele local, o que pode estar ou não associado a coceira no local de perda de cabelos.
É uma doença que acomete principalmente mulheres menopausadas, mas pode atingir também homens e mulheres, ainda não menopausadas. Na Alopecia Frontal Fibrosante a pessoa pode perder também pelos corporais nos braços, pernas, axilas e virilha. Além de ter perda de pelos em sobrancelha, sendo esta uma associação comum que pode preceder a perda de cabelos do contorno da cabeça. Pode apresentar também pequenos carocinhos no rosto, fazendo com que a pele fique áspera com aspecto que lembra, nos casos mais graves, “casca de laranja”, devido ao acometimento dos pelos finos da face.
Em alguns casos, a pessoa pode ter também manchas escuras no rosto e sinais inflamatórios como vermelhidão e descamação na base dos fios de cabelo. É uma doença que necessita ser tratada para atingir o controle e evitar a piora e progressão da mesma, explica a Dra. Lorena Dourado. Outra causa de queda de cabelo que pode ocorrer no contorno, mas também, em outras partes do couro cabeludo e do corpo, e que foi explicada na edição anterior da revista é a Alopécia Areata.
“A Alopécia Areata é uma doença auto-imune que gera uma inflamação que não chega a destruir o fio do cabelo, dessa forma, o cabelo pode voltar a nascer no local. Em algumas pessoas os cabelos voltam a nascer mesmo sem tratamento, outras voltam apenas com o tratamento e outras o cabelo não volta a nascer. Algumas pessoas têm um episódio na vida e não volta mais a ter, em outras, persistem com episódios durante toda a vida.” Ensina a Dra. Lorena Dourado.
Portanto, se você observar que seus cabelos estão ficando mais falhados ou com queda no contorno da cabeça, ou nas sobrancelhas, o ideal é procurar um dermatologista com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para que ele faça uma avaliação clínica e inicie o tratamento adequado para cada caso. “O mais importante é fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado o mais precocemente possível”, conclui a Dra. Lorena Dourado.
Matéria por
Lorena Dourado
Dermatologia CRM/GO: 11663 e RQE: 7207 | Goiânia