“Se você pretende ter cabelos saudáveis e bonitos por longo tempo, é necessário que conheça os problemas que podem surgir no couro cabeludo”, explica a Dra Lorena Dourado Alves, Dermatologista com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e com Formação em Tricologia (ciência que estuda o cabelo) pela Faculdade de Medicina do ABC e pela USP.
A caspa é uma das manifestações da Dermatite Seborreica, um tipo extremamente frequente de inflamação do couro cabeludo que costuma se manifestar após os 30 anos de vida, mas pode aparecer até mesmo em crianças. Diversos fatores fazem com que as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzam um tipo diferente de óleo, e o acúmulo deste gera a proliferação exagerada de fungos e, consequentemente, a inflamação. Apesar da presença destes microrganismos, sabe-se que a doença não é contagiosa. Tensão emocional pode agravar o problema, bem como o alcoolismo e algumas doenças neurológicas. “A doença não tem cura, mas pode ser controlada através do uso de xampus anti-seborreicos. Dependendo do caso, produtos para aplicar no couro cabeludo e medicamentos orais de efeito anti-inflamatório também são prescritos”, explica a Dra Lorena Dourado.
A psoríase, doença que acomete a pele com lesões avermelhadas e descamativas, também pode acometer o couro cabeludo e se manifestar como um quadro de uma caspa mais severa e persistente. A Dra. Lorena Dourado ressalta que “Quando acomete apenas o couro cabeludo, geralmente, o tratamento é feito com produtos de aplicar. Porém, em alguns casos, pode ser necessário o tratamento com medicamentos orais ou injetáveis.”
Segundo a Dra Lorena Dourado, um outro problema comum no couro cabeludo é a foliculite, que é uma inflamação no folículo piloso. Uma espécie de “espinha” que fica avermelhada com pus e dor no local. Pode aparecer isoladamente, com poucas lesões ou várias, simultaneamente. Quando aparecem isoladas, podem ser apenas uma manifestação de um couro cabeludo mais oleoso ou surgir por efeito de algum produto que estiver aplicando no couro cabeludo ou ser a manifestação de alguma doença do couro cabeludo.
Se você apresenta um couro cabeludo sensível, com dor, coceira, descamação, foliculite ou outros problemas, procure um dermatologista com título de especialista pela sociedade brasileira de dermatologia para que este faça seu diagnóstico e inicie seu tratamento da forma mais adequada às suas necessidades clínicas. “Lembre- -se que não só seus cabelos, mas também seu couro cabeludo merecem atenção e cuidados constantes para ficarem sempre bonitos e saudáveis”, conclui a Dra. Lorena Dourado.
Matéria por
Lorena Dourado
Dermatologia CRM/GO: 11663 e RQE: 7207 | Goiânia