A avaliação neuropsicológica infantil é recomendada em qualquer caso onde há suspeita de uma dificuldade cognitiva ou comportamental de origem neurológica.
Auxiliando assim no diagnóstico e tratamento de diversas alterações neurológicas. A contribuição desta avaliação em criança é extensiva no processo de ensino-aprendizagem, pois permite estabelecer algumas relações entre as funções corticais superiores, como linguagem, a atenção, a memória, e a aprendizagem simbólica (conceitos, escritas, leitura e etc..). Sendo assim quando há uma dificuldade de aprendizagem a neuropsicologia busca reunir uma amostra das funções mentais superiores envolvidas. As quais estão correlacionadas com a organização funcional do cérebro. Sem essa condição a aprendizagem não se processa normalmente, e nesse caso, podemos nos deparar com uma disfunção ou lesão cerebral.
É importante salientar que na avaliação neuropsicológica em crianças o desenvolvimento cerebral tem suas características próprias a cada faixa etária, portanto nesse padrão de funcionamento cerebral é fundamental a elaboração de baterias de testes de acordo com o processo maturacional do cérebro. Por exemplo quando se fala em “imaturidade na infância” não se deve ser entendida somente como uma deficiência, devido as peculiaridades do desenvolvimento cerebral na infância, que diferente do adulto o cérebro da criança está ainda em desenvolvimento, tendo suas características próprias que garantem uma diferenciação e especificidades de funções.
Depois de fazer a bateria de testes e avaliar minunciosamente essas crianças é indicado um tratamento após a avaliação neuropsicológica, pois já que se trata de um cérebro em desenvolvimento podemos reabilitar esse cérebro a aprender as funções que desejamos para a melhora das dificuldades apresentadas. E muitas dessas crianças após esse período têm apresentado uma melhora significativa, podendo assim ter resultados melhores na escola, e se for realizado novamente uma avaliação neuropsicológica para checar se houve melhora do quadro cognitivo, a maioria quando se trata de dificuldades escolares têm resultados melhores comparados a primeira avaliação.
Quando os pais e escolas podem solicitar uma avaliação neuropsicológica nas crianças?
• Dificuldades de aprendizagem;
• Transtorno do déficit de atenção hiperatividade;
• Dislexia;
• Discalculia;
• Autismo;
• Alterações comportamentais em crianças como ansiedade, depressão, agressividade entre outras;
• Habilidades Intelectuais, avaliação de altas habilidades;
• Psiquiatria Infantil;
• Entre outras inúmeras enfermidades neurológicas infantil.
Matéria por
Jaqueline Garcia Alarcão
Psicóloga CRP 08/13978 | Campo Mourão