Sabe aquela coceirinha na região Íntima? Às vezes, uma coceirinha, às vezes, uma coisa enlouquecedora? Às vezes, com corrimento, às vezes, com uma certa ardência, dor para urinar?
Pode ser Candidíase Vulvovaginal!
Esta doença causada por um fungo, a Candida Albicans, é muito comum no verão quando o calor e o contato mais frequente com piscinas facilita a proliferação do fungo. Quase 75% das mulheres já tiveram, pelo menos, um episódio, de candidíase durante a vida, podendo acontecer em crianças também. A doença não é considerada sexualmente transmissível, pois o fungo está presente em praticamente todo o nosso corpo. O que faz a diferença entre a Candida SP, apenas ficar ali, quieta na vagina, ou causar todos aqueles sintomas, está relacionado com a imunidade da mulher, PH vaginal, alterações hormonais (inclusive com o uso de anticoncepcionais), gestação, diabetes, uso de corticoides e de alguns antibióticos, e até dependente de fatores genéticos. Algumas mulheres ainda podem ser alérgicas aos componentes do fungo e, assim, apre- Sabe aquela Coceirinha? Sabe aquela coceirinha na região Íntima? Às vezes, uma coceirinha, às vezes, uma coisa enlouquecedora? Às vezes, com corrimento, às vezes, com uma certa ardência, dor para urinar? sentar sintomas, mesmo quando ele se encontra em pequenas concentrações.
O tratamento deve ser sempre acompanhado por um médico, pois os sintomas podem se confundir com outras doenças que precisam ser diagnosticadas. Portanto, evite pedir aquela pomadinha milagrosa da amiga ou o comprimidinho de dose única da farmácia, antes de conversar com o seu ginecologista, pois um diagnóstico incorreto pode piorar os sintomas. Algumas medidas podem ajudar a evitar que a coceirinha volte, por exemplo: evitar o uso de absorventes diários que “abafam” a calcinha, evitar o uso de roupas muito justas e de tecido sintético, evitar o uso prolongado de biquíni molhado. A baixa imunidade, sedentarismo, estresse, intestino preso, diabetes descontrolada e até mesmo a gestação, muitos são os contribuintes para candidíase.
Matéria por
Carolina Ferrari
Ginecologia e Obstetrícia CRM/PR 27135 | RQE 2923 | Campo Mourão