A Osteopatia é uma especialidade, que possui uma visão integrada e completa do ser humano e, através de avaliação minuciosa e de toques suaves, tratamos o corpo como um todo, com estímulos neurofisiológicos. O foco da Osteopatia é promover o reequilíbrio, restaurando a homeostasia e a saúde do paciente.
Os bebês podem e devem ser acompanhados pelo Especialista em Osteopatia Pediátrica desde o nascimento. Quanto mais precoce inicia esse acompanhamento, melhor para o desenvolvimento dos bebês... é nosso principal objetivo o crescimento saudável e feliz!!!
O atendimento vai desde um auxílio em queixas comuns e que não são normais, bem como para favorecer um desenvolvimento pleno e saudável. Os motivos mais comuns na procura pela Osteopatia Pediátrica são: alterações de assimetria do crânio (plagiocefalia, que são achatamentos ou abaulamentos de determinadas partes da cabeça do bebê ou outras assimetrias), torcicolo congênito, alterações congênitas em membros superiores e inferiores, obstrução do canal lacrimal, otites frequentes, refluxo gastroesofágico, constipação, disquesia, cólicas, dificuldades em mamar, deglutir ou até se alimentar. No caso de bebês maiores, dificuldade em ganhar peso, sintomas como choro constante, irritabilidade, dificuldade e má qualidade de sono (insônia ou sono agitado). Em bebê maiores e crianças, adiciona-se a esta lista, alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, alterações posturais, alterações de pisada, alterações gastrintestinais, dificuldade de aprendizagem, hiperatividade, autismo, dentre outros.
Nos primeiros meses e durante o desenvolvimento dos bebês e crianças, o especialista em Osteopatia auxiliará e cuidará do desenvolvimento corporal, cerebral e craniano do bebê, além de avaliar todo o corpinho e corrigir possíveis alterações que possam ter consequências futuras.
Na consulta com o especialista, seu bebê será cuidado através da Osteopatia de forma integral. E, se por acaso ocorrer algum acidente durante o crescimento e desenvolvimento do bebê, mesmo que pareça inofensivo, mas que modificou o comportamento do bebê e da criança, como dificuldades de alimentação, sono, irritabilidade, dentre outras alterações, busque o Osteopata, pois ele pode lhe ajudar!!!
Ahhh, importante! A abordagem com o bebê e a criança é única. Afinal, eles possuem sua anatomia e fisiologia próprias, não são mini adultos. Então, sempre é bom lembrar, Osteopatia só com especialista! Agende a sua consulta e venha conhecer o que a Osteopatia pode fazer pela qualidade de vida e desenvolvimento do seu filho, mais saudável e feliz.
Matéria por
Gislaine Grejanin Barroso Saran
Fisioterapeuta Crefito 8 / 62751 - F | Campo Mourão