Muitas pessoas, inclusive eu, falam certos termos sem realmente nunca defini-los. Então, o que é ter uma boa saúde mental? E o que queremos dizer com “saúde mental”?
A saúde mental é um termo muito amplo. Alguns usam para descrever a saúde do nosso cérebro. Outros se referem ao nosso estado psicológico e muitos podem associar as emoções. Eu acredito que uma boa definição inclui todos os itens acima. A saúde mental descreve nossos estados sociais, emocionais e psicológicos, tudo embrulhado em um. (Existem modelos muito mais profundos e complicados de saúde mental e bem-estar, mas eu prefiro a simplicidade).
Você pode ficar completamente devastado por problemas na sua saúde mental, levar uma vida muito feliz e gratificante, ou cair em algum lugar entre esses dois extremos em diferentes pontos da sua vida.
Alguém que experimenta uma "boa" saúde mental, encontrou um equilíbrio em suas áreas sociais, emocionais e psicológicas. Geralmente uma pessoa com equilíbrio está satisfeita e feliz com a forma como estas áreas estão operando em suas vidas, mesmo que pareça a alguém que as mesmas não estejam em equilíbrio.
E quanto às emoções negativas? Quando estamos em equilíbrio, descobrimos formas de duelar com as emoções. Temos de lidar com a tragédia e felicidade em nossas vidas, e autenticamente vivenciar e experimentar estes sentimentos. Do ponto de vista cognitivo, a pessoa encontra mais equilíbrio ao reconhecer as conexões entre seus pensamentos e sentimentos, pois a partir daí encontra estratégias de enfrentamento em momentos críticos de suas vidas.
Todos nós temos a saúde mental, assim como todos nós temos a saúde física. E assim como nós monitoramos nossos corpos para prevenir enfermidades, devemos manter o controle sobre nossa saúde mental e tentar reconhecer quando esta precisa de maior cuidado e atenção.
Matéria por
Ã?ndrea Kraft
Psiquiatria CRM/PR: 16335 | RQE: 2825 | Campo Mourão