A Retinopatia Diabética é uma doença causada por alterações nos vasos sanguíneos do olho. É uma manifestação ocular da diabete e uma das principais causas de baixa visão no Brasil. Caracteriza-se pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue (glicemia) que leva à anomalia nos vasos sanguíneos da retina (fundo de olho) ocasionando lesões e hemorragias que levam à baixa da acuidade visual.
Pacientes diabéticos apresentam um risco 25 vezes maior de perda de visão do que os que não apresentam, por isso a importância de uma avaliação periódica de um oftalmologista e um adequado controle da doença com um endocrinologista. O diagnóstico da Retinopatia Diabética é feito pelo exame oftalmológico, incluindo o mapeamento de retina ou “fundo de olho” e pode ser complementado por exames como a angiografia fluoresceínica.
A principal forma de evitar a Retinopatia Diabética é um controle da doença de base (Diabete) através de pílulas hipoglicemiantes, insulina ou a combinação de ambos, tratamentos que são prescritos por médico endocrinologista.
O tratamento da Retinopatia Diabética pode ser feito através da fotocoagulação a laser, injeções intravítreas (intraocular) e cirurgias que visam à manutenção da visão e impedir a progressão da doença. É extremamente importante ressaltar novamente a necessidade de um paciente diabético fazer uma avaliação oftalmológica completa periodicamente, já que as fases iniciais da Retinopatia Diabética podem não causar sintomas.
Matéria por
Márcio Flávio M. Brasileiro
Oftalmologia CRM/PR: 21906 | RQE: 13583 | Umuarama
Marcus Vinícius M. Brasileiro
Oftalmologia CRM/PR: 21950 | RQE: 13713 |