Você já parou para pensar na quantidade de doenças dos olhos que existem? Apesar do número elevado de problemas que podem afetar nossa visão, só costumamos tomar alguma ação quando ela já está prejudicada de cerca forma.
Ambliopia
Também chamada de “olho preguiçoso”, a ambliopia é uma disfunção oftalmológica sem lesão aparente. Ela geralmente acontece em crianças e é caracterizada como uma doença que prejudica a visão, mas que não pode ser corrigida somente com o uso de óculos.
O tratamento é demorado, pois muitas vezes o problema não está restrito ao olho afetado, e sim à região cerebral responsável pela visão.
Astigmatismo
O astigmatismo é resultado de um problema na formação da córnea, que faz com que a imagem que deveria ser formada na retina seja formada em diversas regiões diferentes do olho, resultando numa visão distorcida.
Além do uso de óculos (recomendado para a maioria dos casos), é possível realizar um transplante de córnea para lidar com casos mais sérios.
Catarata
A catarata é uma doença bastante associada a idosos, pois a maioria das pessoas com mais de 70 anos de idade sofre deste problema. É possível que ela apareça em outras idades, mas nesses casos ela costuma estar mais relacionada a causas congênitas ou enfermidades como diabetes e traumas no olho.
A catarata se caracteriza pela perda de transparência do cristalino, que é uma espécie de lente natural que temos dentro do olho.
Ceratocone
O ceratocone é uma doença geralmente hereditária, que causa deformação da parte central da córnea (a superfície transparente que recobre os olhos). Ela também pode se manifestar em pessoas alérgicas que coçam demais os olhos. Esse hábito pode fazer com que a retina fique mais elevada do que o normal, dando a impressão de que está “saltada”. A pessoa com ceratocone costuma ter sua visão debilitada de diversas formas: pode sofrer perda do foco, diminuição da visão noturna, sentir alta sensibilidade à luz, entre outras situações. Ela também pode ser caracterizada por um amento considerável de astigmatismo em um olho em comparação ao outro.
Conjuntivite
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, uma membrana que recobre as pálpebras e os olhos. Quando os olhos estão vermelhos, invariavelmente é sinal de que essa membrana está irritada, portanto trate-se de alguma forma de conjuntivite.
O tratamento da conjuntivite viral é apenas sintomático. O da bacteriana pode ser feito com o uso de antibióticos receitados pelo médico.
Daltonismo
O daltonismo é uma doença quase sempre hereditária, que dificulta a diferenciação entre as cores verde e vermelho. Por vezes, também afeta a percepção do azul e amarelo, ou pode deixar a visão acromática, ressaltando somente tons de preto e branco.
É raro o daltonismo afetar as mulheres em razão de sua composição cromossômica, mas a doença está longe de ser um fenômeno raro. Estimativas dão conta de que o problema está presente em cerca de 5% da população mundial.
Descolamento de retina
A luz que entra em nosso olho é refratada de maneira a formar as imagens que enxergamos sobre a retina, que é quem “manda” essas imagens para o cérebro por meio do nervo óptico, onde a visão é processada.
A retina é uma membrana que se encontra dentro do olho, e ali ela recebe os nutrientes necessários para se manter funcionando. Quando ocorre o descolamento – por trauma, infecções, idade ou doenças – a retina para de receber estes nutrientes e começa a se debilitar.
Se não for tratado com urgência, o descolamento de retina pode resultar em cegueira.
Glaucoma
O glaucoma é uma das doenças dos olhos mais graves que existem. Ela acontece quando o nervo óptico, que liga os olhos ao cérebro, sofre danos constantes em razão do aumento da pressão intra-ocular.
Essa hipertensão pode ter diversas causas, mas o importante é que, se não tratada, pode levar à cegueira. Ela costuma atingir pessoas de idade mais avançada, e o problema é que muitas vezes é assintomática.
Mas lembre-se: é preciso consultar um oftalmologista com regularidade, e não apenas quando algum problema surgir.
Matéria por
Marcus Vinícius M. Brasileiro
Oftalmologia CRM/PR: 21950 | RQE: 13713 | Umuarama
Márcio Flávio M. Brasileiro
Oftalmologia CRM/PR: 21906 | RQE: 13583 |