Sem voz após gritar?
As festas de final de ano estão chegando, o campeonato de futebol está acabando, a contagem regressiva para 2017 está logo aí... e sempre acontece de alguém perder completamente a voz nessas comemorações. O abuso vocal agudo, representado pelo grito, pode traumatizar as cordas vocais e deixar você rouco.
Existem outros fatores de risco para o trauma da corda vocal além do abuso vocal. Por exemplo, o ressecamento das cordas vocais pelo clima quente, baixa ingesta de água, consumo de álcool, tabagismo, respiração oral ao invés da nasal e o ar condicionado ligado. Outro exemplo, é comum passar despercebido a presença de pequenas lesões das cordas vocais por uma rouquidão discreta. Somam-se essas três condições 1) gritos, 2) ressecamento vocal e 3) lesão nas cordas vocais não diagnosticada, temos como resultado a perda da voz ou afonia.
Em boa parte dos casos, a afonia acontece por inflamação das cordas vocais e por isso tende a se recuperar rapidamente. Porém em alguns pacientes a afonia é consequência de uma pequena hemorragia na corda vocal o que ocasiona perda de voz por 14 dias. Se a rouquidão não melhorar completamente após 14 dias, é chegada a hora de procurar um otorrinolaringologista. Assim como é necessária a ida ao consultório do otorrino para realizar o diagnóstico diferencial entre inflamação e uma possível pequena hemorragia das cordas vocais. Já se o receio gira em torno de perder a voz todo ano e as medidas de hidratação vocal não são suficientes para evitar o quadro, procure uma avaliação especializada do otorrino.
Matérias Publicadas
Matéria por
Allex Itar Ogawa
Otorrinolaringologia CRM/PR: 27178 RQE: 2638 | Londrina