A corda vocal varia de 1 a 2,5cm de tamanho e foi por muitos anos examinada com o auxílio de um pequeno espelho introduzido na cavidade oral. Tentávamos tirar o máximo de informação de uma pequena imagem e em um curto espaço de tempo.
Após a popularização entre os otorrinolaringologistas dos aparelhos de endoscopia laríngea, o exame das cordas vocais está sendo realizado com mais facilidade, trazendo inúmeros benefícios: documentação fotográfica, mais precisão no diagnóstico e menos desconforto para o paciente.
A endoscopia laríngea auxilia no preparo operatório dos casos, impede a realização repetida desnecessária do mesmo exame, atua como parte de laudo pericial ou admissional nas empresas e facilita a tomada de condutas (tratamento cirúrgico ou tratamento com fonoaudiólogo).
Para você que está com uma tosse arrastada por uma laringite crônica, uma rouquidão desgastante no trabalho por uma pequena lesão nas cordas vocais ou engasgando com líquidos por uma atrofia da laringe, seus problemas por falta de diagnóstico acabaram!
Vá ao seu otorrinolaringologista sem receio do exame das cordas vocais. O tratamento preciso depende de um bom diagnóstico e um bom diagnóstico de laringe depende de um bom exame das cordas vocais.
Matéria por
Allex Itar Ogawa
Otorrinolaringologia CRM/PR: 27178 RQE: 2638 | Londrina