Muito se fala sobre o bem-estar, porém o que seria esse conceito e porque é tão difícil alcançá-lo nos dias de hoje?
O bem-estar envolve um conceito global de saúde, que versa sobre os pilares que regem nossa existência, que ao contrario do que a maioria pensa não envolve apenas ter uma saúde biológica adequada, mas também um equilíbrio entre as inúmeras áreas da vida, que são sociabilidade, lazer, trabalho, sono, saúde sexual, família, saúde mental, dieta e a prática de exercícios físicos, que juntos e em equilíbrio interferem de forma positiva sobre o modo como nos sentimos.
Uma vez que uma área dessas desequilibra, as outras tendem a apresentar problemas em cascata, uma vez que vai desregulando a saúde física e mental.
É muito importante saber detectar quando uma área não vai bem, para que sejam tomadas as providências antes que haja impactos nas outras áreas.
Um erro muito comum é investir demais em uma dessas áreas e esquecer- se de outras, levando a um desequilíbrio global do corpo, que pode levar a doenças graves a médio/ longo prazo.
Devemos nos lembrar de que é importante ler os sinais que o corpo nos envia, como uma dor de cabeça todo final de tarde ou uma dor nas costas que incomoda quase que diariamente, ou até mesmo, uma irritabilidade excessiva que pode estar funcionando como um alerta de que não estamos tratando alguma área do nosso funcionamento corporal como deveríamos.
Por esse motivo não devemos ignorar as pequenas pistas que o corpo e a mente podem nos dar, de que algo pode estar saindo dos trilhos, pois, quando há um real desequilíbrio o sofrimento pode ser maior.
Não é clichê falar em dieta e exercício físicos, pois é isso que move a máquina chamada corpo humano, se não dermos o combustível adequado a ele podemos ter consequências graves, assim como deixa-lo parado sem o mínimo de estímulo adequado.
Buscar bem-estar é cuidar do nosso corpo e alma, que são nossos bens mais preciosos, fazendo bem tanto a nós mesmos, como aos que nos rodeiam.
Sempre é tempo para cultivar hábitos que elevem nosso bem-estar, e devemos criar metas para que haja uma caminhada rumo ao aumento progressivo desse bem. Não precisa ser complicado, pode ser devagar desde que o objetivo seja cuidar de você, pode começar dormindo uma hora a mais por noite e tendo um período de lazer com os amigos por semana.
Mas nunca devemos nos esquecer da importância de consultar profissionais habilitados com frequência, ao menos semestralmente para avaliar a saúde como um todo e detectar pontos a melhorar.
Seja seu maior incentivo!
Matéria por
Heloise Medeiros
Médica CRM/GO 14810 | Goiânia