O verão é a estação do ano que ocorre uma maior exposição das pernas e é muito comum aquele sentimento constrangedor de não poder usar uma bermuda, saia ou até mesmo biquíni por não se sentir bem com seu próprio corpo.
E aí surge aquela pergunta, qual é a melhor estação climática para tratar os meus vasinhos?
Antes de responder esta pergunta, vamos esclarecer o que são os “vasinhos”. As telangiectasias, popularmente conhecidas como “vasinhos”, são aqueles vasos sanguíneos que ficam logo abaixo da pele e possuem diâmetros menores que 1mm.
Apesar de serem encaradas como apenas estética, as telangiectasias fazem parte da doença chamada insuficiência venosa crônica. Sendo a classe 1 (inicial) desta doença.
Quando orientamos tratar essas veias doentes indicamos o tratamento chamado escleroterapia. Que pode ser a escleroterapia química(com diferentes medicamentos) e/ou a escleroterapia física (laser transdérmico). Ambos os tratamentos podem sofrer influência no seu resultado, quando ocorre exposição solar da pele algum tempo após o procedimento
Na escleroterapia química causamos um processo inflamatório local (espécie de vermelhidão) e também alguns pequenos hematomas ao redor da região tratada. Esse local não deve ser exposto aos raios ultravioletas por cerca de 2 a 3 semanas, devido ao risco de haver uma hiperpigmentação local com esta exposição solar. Ou seja, o paciente não poderá tomar banhos de sol durante esse período.
Quando optamos pela técnica do Laser transdérmico, a pele do paciente que será submetido a esse procedimento não pode estar bronzeada, pois, a melanina, substância que dá cor à pele e está aumentada em pessoas negras ou com bronzeamento intenso, compete com o vaso sanguíneo exposto ao laser.
E com isso podem surgir algumas manchas hipocrômicas (mais claras) após o uso desta técnica. Portanto, pacientes com pele negra ou com bronzeamento intenso não são bons candidatos ao tratamento com o laser transdérmico.
Na quase totalidade dos tratamentos de varizes fazemos de rotina o uso das meias elásticas no pós-operatório. Entretanto, algumas pessoas acham desconfortável utilizá-las em períodos mais quentes.
Não podemos dizer que existe uma estação PROIBITIVA para o tratamento dos vasinhos!
O que entendemos é que em estações mais amenas como no outono e no inverno talvez seja mais confortável tratar suas varizes. Mas, se você fizer um planejamento conforme suas necessidades, nada impede que o tratamento seja realizado em qualquer estação do ano. Sempre com suas devidas precauções, é claro.
Matéria por
Alex Lazzari Dornelles
Chapecó AGENDAR CONSULTA
Maravilha
Cirurgia Vascular CRM/SC 15370 | RQE 11689 | Chapecó