As varizes dos membros inferiores – que são veias dilatadas, alongadas e tortuosas – têm elevada prevalência mundial e são uma das causas mais importantes de desconforto e incapacidade para o trabalho. Estudos apontam que até 80% da população pode apresentar graus mais leves da doença.
Novas técnicas têm sido descritas para o tratamento das varizes dos membros inferiores, visando a ausência ou menor tempo de internação e também uma recuperação mais rápida. Isso inclui a ablação térmica a LASER ou Radiofrequência, e uso de esclerosantes, como a Espuma Ecoguiada.
Radiofrequência no tratamento de varizes
A radiofrequência é uma intervenção guiada por cateter, na qual uma energia térmica é liberada ocasionando o aquecimento do tecido que está em contato com o cateter. A ação do procedimento concentra-se na parede venosa, com destruição endotelial e desnaturação do colágeno da parede venosa, com fibrose da luz venosa, a ocluindo.
A ablação por radiofrequência ou por laser é recomendada por diretrizes do “American Venus Forum” (AVF) e do National Institute for Health and Clinical Excellence” (NICE) britânico,como primeira escolha de tratamento de veias safenas com refluxo.
Os resultados de pesquisas de boa qualidade, obtidos por meio de ensaios clínicos randomizados, têm consistentemente demonstrado benefícios imediatos (menor dor e retorno precoce às atividades habituais) do tratamento de varizes de membros inferiores por meio do uso da radiofrequência.
Cirurgia convencional
O tratamento cirúrgico convencional de varizes dos membros inferiores foi o padrão de tratamento das varizes por mais de um século.O procedimento é realizado através de microincisões (microcortes) na pele e as varizes são extraídas.
A retirada da veia safena só é necessária quando ela estiver sem funcionar adequadamente. Nesse caso, a extração da veia safena é feita por intermédio de duas pequenas incisões (geralmente uma na região da virilha e outra no tornozelo ou joelho). O cirurgião vascular usa as aberturas para introduzir o fleboextrator (espécie de pequeno cabo de aço cirúrgico) que realiza a retirada da veia.
Esta técnica também é uma boa opção, tendo como desvantagem a necessidade de um período um pouco maior de repouso (dependente de cada caso).
Escleroterapia com ecoguiada por ecografica
A Escleroterapia com espuma consiste na aplicação de um agente esclerosante em forma de espuma, guiada pelo ultrassom, em uma determinada veia doente, com isso ocorre a diminuição do diâmetro da variz ou a sua oclusão, desviando o sangue para as veias normais.
Os tratamentos minimamente invasivos,como a Escleroterapia com Espuma,apresentam como vantagens a possibilidade de tratamento ambulatorial (sem internação) e a não necessidade de repouso após as aplicações (manutenção da rotina diária normal).
Esse tratamento pode ser realizado na quase totalidade dos pacientes com varizes. Porém, está mais indicado nos pacientes com doença mais avançada e/ou pacientes idosos nos quais o tratamento cirúrgico não é uma boa opção.
Também é oferecido para os pacientes que não desejam o tratamento cirúrgico por motivos pessoais (fobia da anestesia ou do ambiente hospitalar).
A Escleroterapia com espuma quando bem indicada é um procedimento seguro e eficaz.
Como saber qual a melhor opção de tratamento para o meu caso?
O tratamento ideal para as varizes dos membros inferiores deve ser individualizado para cada paciente, pois a doença manifesta-se de diferentes formas. Na pratica clinica todas as técnicas possuem vantagens e desvantagens cabendo ao Cirurgião Vascular, baseado em evidências científicas, buscar aquele tratamento que oferecerá o melhor resultado ao paciente.
Enfatizando também que as técnicas citadas precisam ser realizadas por um profissional habilitado. Qualquer um dos tratamentos necessitará de uma avaliação inicial e de possivelmente realização de exames para que o profissional planeje seu tratamento de forma segura e com o melhor resultado.
Matéria por
Alex Lazzari Dornelles
Chapecó AGENDAR CONSULTA
Maravilha
Cirurgia Vascular CRM/SC 15370 | RQE 11689 | Chapecó