Você sabia que a pisada errada pode influenciar na alteração do Joelho? Pois o uso de Palmilhas Posturais pode ser a solução.
Joelho valgo é a projeção dos joelhos para dentro da linha média do corpo. Há um aumento da separação entre os tornozelos ao aproximarmos as pernas uma da outra, isso leva a uma sobrecarga nas regiões internas dos pés, podendo acarretar em estresse excessivo na região lateral dos joelhos e dores nessa articulação, além dos pés, dos tornozelos, dos quadris e na coluna, dentre outras alterações posturais, que pode causar inúmeros problemas ortopédicos. Com isso você pode sentir dores por todo o corpo e a causa pode ter origem no(s) pé(s).
Quando a criança tem menos de 4 anos de idade, ela nem sempre precisa fazer tratamento específico para corrigir os joelhos valgos, pois é normal que a criança tenha um pé plano e tenha tendência a levar a joelho valgo, quando a alteração é leve pode desaparecer com o tempo. Porém, em caso mais avançado é interessante consultar o médico e/ou o fisioterapeuta especializado o quanto antes para iniciar o tratamento.
O tratamento com Palmilhas Posturais vem apresentando bons resultados, PREVENINDO, TRATANDO, CORRIGINDO E/OU ALIVIANDO DORES, provenientes das disfunções causadas pelas alterações dos pés. As Palmilhas têm como função de reprogramar a tonicidade muscular, ou seja, melhor a correção dos pés com a estimulação de alguns pontos específicos na planta do pé através de peças específicas.
A consulta é composta por uma avaliação postural, fotografia, plantigrafia, podoscopia mais o exame computadorizado da Baropodometria – aparelho que realiza exames, no qual quantifica e compara as pressões desenvolvidas nos diferentes pontos da região plantar, tanto na posição em pé, quanto na marcha. Também mensura a oscilação do corpo durante a posição ortostática (capacidade do corpo de se manter estável em uma dinâmica da tensão muscular em direção ao equilíbrio).
Matéria por
RONALD JONAS
Fisioterapeuta CREFITO 177256-F | João Pessoa