Em Setembro de 2015 tivemos uma grande vitória no nosso brioso TRT-PB (Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba 13° Região) o qual nos resguardou e possibilitou judicialmente através de uma súmula que o profissional Fisioterapeuta pode realizar perícias judiciais, estabelecer se existe relação de causa e efeito entre o trabalho na empresa reclamada e o acometimento da doença, indicar o grau de capacidade ou incapacidade funcional, como também seus efeitos no desempenho das atividades genéricas de trabalho.
Mas afinal o que é um PERITO JUDICIAL? O perito nada mais é que um profissional de confiança do juiz, onde é escolhido para desempenhar sua função diante dos processos selecionados. O juiz analisa a existência de necessidade de um profissional competente para realizar um estudo qualitativo e esclarecedor para auxiliar na resolução do caso em questão.
O Fisioterapeuta Perito Judicial Trabalhista atua na análise de fatos e situações estabelecidas em documentos e apresentados na perícia; observação eficiente em exames físicos e complementares, vistorias e inspeções (análise física e biomecânica); investigações correlacionadas às atividades que o réu exercia durante vínculo com a empresa (reclamada).
Além da área trabalhista o FISIOTERAPEUTA PERITO pode atuar também nas áreas cível e previdenciária, podendo desempenhar em ações como DPVAT, seguradoras, consultorias, seja por incapacidade causada por algum acidente e outros.
Porém, as ações trabalhistas são as que mais são requisitadas, onde pode ser solicitado tanto pelo trabalhador que se sinta prejudicado de alguma forma ou pela empresa para se defender de alguma acusação e também pelo juiz, para obter uma opinião especializada de algum caso especifico.
Agora que você já conseguiu entender o que é, qual a função e onde atua um Fisioterapeuta Perito, venha também fazer parte dessa área tão promissora dentro da Fisioterapia. Siga nossa rede social e saiba mais detalhes. Venha conosco para o MUNDO DA FISIOTERAPIA FORENSE.
Matéria por
LETÍCIA PAZ
Fisioterapeuta CREFITO 142239-F | João Pessoa