Em alguma etapa da vida nos deparamos com momentos que não estamos felizes ou queremos mudar alguma situação. Esse sentimento pode ter razão conhecida ou desconhecida. Podendo ser uma mudança almejada, de algo que traga insatisfação na vida pessoal, afetiva ou profissional. Ou ainda ser algo desconhecido, como um sentimento de vazio ou monotonia; por mais que pareça ser ou ter o que se almejava, algo parece estar faltando.
Na vida para evoluirmos como pessoa precisamos sentir que somos desafiados e consequentemente buscamos plenitude, sucesso e felicidade. Quando percebemos que estamos insatisfeitos, infelizes ou simplesmente sobrevivendo sem propósito é o momento de refletirmos sobre as nossas escolhas; podendo esse ser um processo decisório transformador.
Mudar o rumo da nossa vida não é fácil, é um processo desafiador, no qual estamos susceptíveis a perder, deixar para traz, arriscar e nos força sair da zona de conforto. Esse é o preço, pois para termos novas descobertas precisamos ter espaço pra esse novo entrar, consequentemente algo vai sair.
Naturalmente é mais fácil continuar o ciclo que já está adaptado, mesmo quando não estamos satisfeitos com o resultado; simplesmente suportamos e esperamos. Agimos no automático quando lidamos com o conhecido e o rotineiro e mantemos o padrão de resposta, ainda que de forma inassertiva. Já o novo é desconhecido, assusta e requer investimento de energia e coragem, além do risco de não sabermos o resultado até tentarmos.
O primeiro passo para reescrever a nossa história é decidir mudar e antes de qualquer caminho a seguir devemos refletir sobre algumas questões:
Qual é o seu sonho?
Aonde e como você quer chegar?
Com quem você quer chegar lá?
Qual é sua missão?
Quais são os seus valores?
O que realmente é importante para você?
Qual é o seu foco?
O quanto de energia você está disposto a investir?
De quem depende essa mudança?
Pode parecer simplista, mas vivemos no automático e fazermos as perguntas certas é mais importante que buscarmos as respostas. As respostas virão com o tempo e com as consequências das nossas atitudes, já as perguntas nos inquietam e nos mobilizam a agir.
Acredite, quando nós direcionamos intensamente nossa energia para aquilo que queremos o poder de realização acontece. Nossos inimigos estão em nós mesmos e ao pensar em mudanças nos deparamos com sabotadores que nos impedem de realizar e de ser feliz. O medo é um deles, seja por medo do fracasso, do desconhecido ou até mesmo medo do sucesso. A depressão e síndrome do pânico também comumente paralisam a vida em direção a realização dos nossos sonhos.
Não existe hora certa para mudança, todos os dias temos a chance de fazermos novas escolhas. O que acontece na vida é nos depararmos com situações e oportunidades para desenvolvermos nosso melhor, basta não perdermos o foco do que realmente importa.
Fica o convite para iniciarmos as mudanças que queremos protagonizar, busque em você as oportunidades necessárias para que algo incrível aconteça na sua vida. E lembre-se sempre que um ciclo se encerra, começa um novo início, então o que te impede de começar agora? Inspire-se e reescreva sua história!
DESEJE, ENERGIZE, ACREDITE, FOQUE e FAÇA ACONTECER
“Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.” Jean-Paul Sartre.
Matéria por
Joseane Perdigão
Psicólogo CRP 08/00974 | Londrina