Lembre-se que a avaliação de um médico especialista e a realização de exames específicos são indispensáveis para proporcionar ao paciente um diagnóstico correto e um tratamento adequado.
Hemorróidas são dilatações anormais das veias da região anal. Existem basicamente dois tipos de hemorróidas, “Internas” e “Externas”. As externas estão localizadas sob a pele da região anal, sendo facilmente visualizadas à simples inspeção. As internas estão localizadas dentro do canal anal e são visualizadas com o auxílio de um aparelho chamado anuscópio, o qual permite o exame interno do canal anal.
As hemorróidas internas podem ser classificadas em: Grau I (não se exterioriza); Grau II (saída da hemorróida pelo ânus, porém regride espontaneamente); Grau III (saída da hemorróida, só regride se for “empurrada” para dentro); Grau IV (não regride, mesmo se “empurrada”).
Existem algumas opções de tratamento que podem ser realizadas no próprio consultório, sem a necessidade de anestesia ou sedação. Estes procedimentos são indicados para os casos de hemorróidas internas graus I e II. O mais utilizado é a Ligadura Elástica (Foto), que consiste na aplicação de um pequeno anel de borracha na base da hemorróida, através de uma pinça específica, causando interrupção da circulação de sangue, com consequente necrose e queda desta hemorróida após 5 a 7 dias. O paciente não sentirá dor durante o procedimento, pois a região na qual será aplicado o elástico é praticamente insensível. Nos primeiros dias após o procedimento o paciente sentirá um pequeno desconforto na região anal ou sensação de vontade de evacuar. Às vezes é necessário realizar mais de uma sessão de ligadura, dependendo da quantidade de hemorróidas que o paciente apresentar.
A ligadura elástica é um procedimento seguro e eficaz no tratamento da doença hemorroidária e que evita a realização de cirurgia em casos selecionados.
Matéria por
Alessandra V. Credidio Brasileiro
Coloproctologia CRM/PR: 29058 | RQE: 1759 | Umuarama