Entre as fraturas mais comuns no idoso em pronto socorro, não podemos esquecer a fratura da coluna vertebral. As fraturas por osteoporose, muitas vezes, são mais comuns na mulher após menopausa e no homem após os 75 anos com histórico de uma simples queda. Porém, elas podem aparecer espontaneamente, sem trauma, com um simples abaixar para pegar objeto ou um espirro forçando a coluna. As fraturas espontâneas na coluna muitas vezes acontecem devido a falta de cuidados e acompanhamento da osteoporose no idoso. Sabemos que existes maior propensão de acontecer precocemente as fraturas por tabagistas, fatores hereditário e pacientes em uso de medicações como corticoide e anticonvulsionantes .
O quadro clássico é uma dor de forte intensidade, abrupta que pode doer a coluna lombar e ter irradiações para costela, dependendo da localização da fratura. As vértebras mais acometidas são as de L1 e T12 onde acontece a área de fulcro do movimento vertebral. Muitas vezes estas fraturas não aparecem inicialmente no RX , sendo visto tardiamente após repetida a radiografia ou investigação com cintilografia ou ressonância devendo sempre ter mais cuidado na avaliação da dor lombar no paciente idoso. Inicialmente deve se ter o controle da dor com medicações, repouso e o uso do colete Jewet ou Putty dependendo do caso. Quando o osso não consolida existe a possibilidade de reintervenção cirúrgica com cimentação óssea- chamadas cifovertebroplastias.
As complicações destas fraturas são a cifose(corcunda), dor crônica e raríssimos casos a paraplegia. O plano de prevenção da osteoporose com seu médico pode ser importante para evitar estas fraturas, podendo ser ginecologista, geriatra, ortopedista, reumatologista, etc. O importante é fazer um plano de tratamento e acompanhamento.
Matéria por
Cesar Daniel Macedo
Ortopedia e Traumatologia CRM/PR: 23924 RQE: 1083 | TEOT: 11837 | Londrina