A Instituição Familiar A família surge inicialmente como um grupo natural de indivíduo, unidos por uma dupla relação biológica, a geração se dá pelos componentes do grupo.
Que condições
As condições do meio ambiente que se desenvolve, dos povos, postula a que, mantêm o grupo, na medida em que os adultos geradores asseguram sua função. Ex: nas espécies animais essa função do lugar comportamentos instintivos.
Espécie Humana
A espécie humana caracteriza-se por um desenvolvimento singular das relações sociais. Desenvolvimento esse que é sustentado por capacidades excepcionais de comunicação mental.
O Instinto
Por uma nomeação paradoxal dos instintos que aí se mostra essencialmente suscetíveis de conversão e inversão/impulso.
O Comportamento
Comportamento adaptativos de variedades infinitos se assim permitidos, sua conservação e seu progresso, pois dependem de sua comunicação ( linguagem, símbolos, cultura).
Os Fenômenos
Este introduz uma nova dimensão na realidade social, e na vida psíquica, esta dimensão especifica a família humana, como de todo o complexo de fenômenos sociais do homem.
Família Humana
Como efeito a família humana, nos permite observar nas fases mais primitivas das funções maternas, por exemplo, algumas fases do comportamento instintivo, identificáveis na família biológica, ex: sentimentos de paternidade.
Os objetos
Os traços objetivos, as camadas de organização dessa autoridade familiar, as leis de sua transmissão, os conceitos da descendência e do parentesco que ela está unida, as leis de herança e da sucessão, suas relações íntimas, como as leis do casamento, ex: complexo de Édipo.
Formação do Superego
São aquilo que herdamos dos Pais, entre todos os grupos humanos, a família tem seu papel primordial, na transmissão da cultura, ex: traição religiosa, costumes, técnicas patrimoniais, educação. Com isso ela preside os processos fundamentais do desenvolvimento psíquico e, constitui esta organização das emoções, ex: ambivalência, meio ambiente.
Sensações de perdas
Muito cedo, entretanto certas sensações exteroceptivas se isolam esporadicamente em unidades de percepções e interesses afetivos, seja como for essas reações afetivas permitem e concebem na criança um certo conhecimento muito precoce da presença que a função materna preenche e o papel do traumatismo causal que em algumas neuroses e certos distúrbios de caráter podem causar.
Matéria por
JORGE ASSIS KERSTING
Psicanálise C.PN: 5703015.67 | Chapecó