Degeneração Macular Relacionada à Idade é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 65 anos. Os principais fatores de risco são: idade > 50 anos, tabagismo (hábito de fumar), pele e/ou olhos claros, exposição solar sem uso de óculos com proteção ultravioleta, história familiar e fatores genéticos. Estudos demonstram, ainda, que a degeneração macular é duas vezes mais frequente em mulheres.
Esta doença pode ser classificada nas formas precoce, intermediária e tardia. A forma tardia, por sua vez, divide- se em seca e neovascular. Na forma seca, há afinamento da retina (camada do olho que contém neurônios responsáveis pelo processamento visual) e a perda visual é lentamente progressiva. Esta forma não tem um tratamento efetivo, porém a ingestão de cápsulas antioxidantes pode reduzir a progressão para as formas mais avançadas. Já na forma neovascular, ocorre sangramento e cicatriz embaixo da retina, levando à distorção das imagens e mancha central. O seu tratamento deve ser precoce e feito com injeções intraoculares dos chamados antiangiogênicos, que inibem a proliferação de vasos anormais e cessam o sangramento.
O diagnóstico da degeneração macular é feito através de exame oftalmológico completo, incluindo fundo- de-olho com dilatação das pupilas. A tomografia da retina (OCT) é um exame auxiliar que fornece imagens amplificadas e de alta definição, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento da doença. A recente tecnologia de angiografia por OCT evita a injeção de contraste endovenoso e fornece informações preciosas na análise da degeneração macular.
Como medidas de prevenção à degeneração Macular Relacionada à Idade, orienta-se: alimentação balanceada (rica em verduras, legumes, frutas e peixes), uso de óculos escuros com proteção ultravioleta e evitar o tabagismo. Para um diagnóstico precoce da degeneração macular, é recomendada consulta oftalmológica completa anual para todos e, principalmente, para as pessoas acima dos 50 anos, com sintomas visuais ou com história familiar positiva para esta doença.
Matéria por
João Rafael de O. Dias
Oftalmologia CRM/SC 20462 | RQE 11962 | Chapecó