Atualmente, muitas pessoas se preocupam com o sorriso. Isso passou a ser um item muito importante para a estética, trazendo bem-estar e autoestima ao indivíduo, tal como ter um cabelo saudável, um corpo definido e uma pele bem cuidada.
Pela exposição diária na mídia dos “sorrisos perfeitos” dos artistas, as lentes de contato tornaram-se a coqueluche da Odontologia cosmética atual, levando as pessoas a se perguntarem: Por que eu não posso ter um sorriso assim?.
Lente de contato ou faceta de porcelana?
Lentes de contato e facetas de porcelana são a mesma coisa, ambas são feitas de porcelana ou cerâmica. A diferença entre as duas é que a lente de contato é extremamente fina, em torno de 0,2mm e apenas uma pequena quantidade da estrutura do dente é removida, ou na maioria das vezes, não há nenhum desgaste dentário. É indicada para dentes que possuem uma boa coloração, mas que possuam algum defeito estrutural ou de forma, como dentes separados ou apinhados. Como são finas e translúcidas, as lentes de contato transmitem a cor natural do dente, gerando um bom resultado estético. Vale ressaltar, ainda, que as lentes não protegem os dentes contra cáries e placa bacteriana, haja vista que cobrem apenas a sua parte frontal. A manutenção deve ser feita de 6 em 6 meses.
Já as facetas de porcelana, por serem mais espessas que as lentes de contato, são utilizadas em situações de desgaste da estrutura dentária. É ideal para mudança da cor e forma dos dentes. As facetas podem conter variados tons e translucidezes, mudando radicalmente o sorriso do paciente. Também podem devolver uma característica mais funcional, como a mastigação. Sua instalação é relativamente simples e indolor. Elas podem durar de 10 a 15 anos, se obviamente forem bem cuidadas, com boa higiene oral, visitas regulares de 6 em 6 meses ao dentista e se for evitado cortar ou morder objetos duros, como caneta, lápis, gelo, etc.
O que é necessário para realizar um tratamento com Facetas de Porcelana ou Lentes de Contato Dentária?
Normalmente, são necessárias três consultas. Na primeira: Seus dentes serão examinados e os seus desejos e expectativas serão discutidos. É fundamental que o paciente tenha um papel ativo neste processo. O tamanho, a forma e a cor dos dentes são discutidos. Será feito um “Mock-up” (maquete) dos seus dentes, projetando o seu novo sorriso. Essa maquete pode ser reproduzida na boca do paciente com facetas provisórias em resina, ou por meio de um “Mock-up Digital” por meio da foto do sorriso
Matéria por
Achilles Parma Neto
Periodontia CRO-MS 2127 | Campo Grande