Muitos pais procuram atendimento odontológico preocupados com o fato de seus filhos apertarem ou rangerem os dentes à noite, sendo cada vez mais comum esse tipo de queixa nos consultórios. Por definição, Bruxismo corresponde à atividade repetitiva da musculatura mastigatória, caracterizado por apertamento e ranger de dentes e/ou segurar ou empurrar a mandíbula, e apresenta duas manifestações: pode ocorrer enquanto se está acordado (Bruxismo em Vigília - BV) ou durante o sono (Bruxismo do Sono - BS).
Difundido no passado como um hábito normal ou fisiológico na criança, o conhecimento atual e as novas pesquisas publicadas sobre o Bruxismo Infantil vêm desmistificando e vencendo velhos paradigmas. A presença do hábito de apertar ou ranger os dentes em crianças é uma condição que pode trazer implicações relevantes para a saúde oral como desgastes acentuados das estruturas dentárias, fratura de cúspides ou restaurações e podem comprometer a estética e função em alguns casos.
Especificamente nas crianças, o bruxismo está associado a múltiplos fatores de risco e por isso necessita de atuação do cirurgião- -dentista para conduzir uma investigação mais aprofundada. A presença dessa condição pode ser um sinal de alerta para alguns transtornos psicológicos e para a necessidade de algumas mudanças de comportamento. Cabe ressaltar que o bruxismo infantil pode estar relacionado às diversas alterações médicas, psicológicas, ao uso de medicamentos dentre outros fatores associados. A investigação da qualidade do sono também é outro fator de suma importância na avaliação dos pacientes com Bruxismo Infantil. Alguns distúrbios do sono foram fortemente associados ao relato específico de BS como enurese, sonilóquio e sonambulismo. Além disso, os movimentos durante o sono e os problemas respiratórios também estão fortemente relacionados ao BS.
Ao ter conhecimento sobre todos os fatores que podem estar associados ao aparecimento do bruxismo infantil, o cirurgião-dentista irá estabelecer as estratégias de orientação de forma individualizada e realizar o encaminhamento a outros profissionais de saúde de acordo com a necessidade. O monitoramento e educação da criança para que não aperte ou ranja seus dentes durante o dia estão indicados nos casos de bruxismo da vigília. Em alguns casos específicos de Bruxismo do Sono, pode ser recomendado o uso das placas estabilizadoras no período noturno, entretanto não há necessidade de seu uso por todas as crianças que apresentam bruxismo. A decisão ao optar ou não, pelo uso desses dispositivos no tratamento do Bruxismo Infantil é feita de forma individualizada somente após o levantamento de todos os possíveis fatores associados à presença dessa condição e após a avaliação do impacto do Bruxismo na saúde oral da criança. Quando essas placas são indicadas, necessitam de supervisão e acompanhamento no seu uso.
Além da consulta profissional, as crianças que rangem os dentes devem adotar algumas mudanças comportamentais como por exemplos: manter horários relativamente constantes para dormir e acordar; manter uma rotina tranquila ao se preparar para deitar, cuidar do ambiente de sono, atentando para a luminosidade, e barulhos externos, evitar videogame ou jogos eletrônicos antes de dormir e praticar atividades físicas.
Matéria por
NAILA APARECIDA DE GODOI MACHADO
Odontologia CRO/MG 35495 | Uberlândia