Venho abordar um tema muito relevante da dor no ombro que é a dor noturna, a seguir vou explicar o porquê de não doer nada ou pouco durante o dia e à noite muitas vezes nem conseguir dormir.
Você deve se perguntar do porquê seu ombro só dói à noite, muitas vezes nem deixando dormir direito, acordando várias vezes, revirando na cama até achar uma posição que não incomode e até fazendo você dormir no sofá da sala. Durante o dia muitas vezes nem percebe esta dor, mas é só se deitar que o transtorno começa.
Se você sente esta dor, provavelmente tem uma tendinite ou bursite do ombro.
Existem duas teorias possíveis:
A primeira fala que ao ficar em pé, o próprio peso do braço faz uma tração para baixo, abrindo o espaço articular, portanto, quando estamos acordados, não há o impacto subacromial sobre o tendão e Bursa inflamadas. Mas ao se deitar, a gravidade deixa de agir e o espaço subacromial se fecha, causando o impacto do acrômio contra o tendão e Bursa. Isso explica o porquê da melhora quando dorme sentado ou reclinado, pois nesta posição, existe uma tração no braço que abre o espaço subacromial.
A segunda explicação vem da inflamação articular, pois os tendões e bursa inflamadas estão com o fluxo de sangue dos vasos aumentados pelo edema, fazendo com que o local fique quente. Ao adormecermos, nossa temperatura corporal diminui em torno de 1º C, mas o ombro inflamado não tem esta queda de temperatura, a diferença do calor local e o resfriamento do corpo faz uma sensação de latejamento a cada pulso sanguíneo no local inflamado. Isso explica o porquê da dor continuar quando acordamos e demorar em torno de 10 minutos para melhorar, pois é o tempo necessário para aquecermos novamente o corpo.
Então, se sente dor noturna, não culpe o travesseiro, colchão, posição de dormir, trate então da sua tendinite e bursite do ombro com o seu ortopedista.
Espero que tenham gostado desta explicação, caso tenham interesse em outros temas de ortopedia do ombro, acessem meu canal no Youtube e vão encontrar muitos vídeos sobre este assunto.
Durante o dia muitas vezes nem percebe esta dor, mas é só se deitar que o transtorno começa.
Se você sente esta dor, provavelmente tem uma tendinite ou bursite do ombro.
Matéria por
Fernando Takao Cinagava
Ortopedia e Traumatologia CRM/PR 19896 RQE 14293 RQE: 14293 | Londrina