As cirurgias por vídeo-artroscopia evoluem na mesma velocidade vertiginosa da tecnologia, obtendo imagens cirúrgicas de alta definição com câmeras cada vez menores e de melhor manuseio, pinças artroscópicas e materiais implantáveis cada vez mais eficazes e por último, uma melhora no treinamento do próprio cirurgião de forma integrada com os maiores centros mundiais, fazendo com que a técnica utilizada nos EUA ou Europa seja a mesma que realizamos no Brasil.
Mas apesar deste cenário, ainda não podemos afirmar que as cirurgias são isentas de riscos, como infecções, tromboses e até mesmo a não cicatrização dos reparos ligamentares ou tendíneos. Para orientar e melhorar o resultado da sua cirurgia que escrevo este artigo.
Cuidados antes da cirurgia:
Recomendo que a cirurgia seja plenamente entendida, pois como paciente, você precisa saber o que vai ser feito para entender o cuidado pós-operatório. Por exemplo, sempre aviso que o mais importante após a cirurgia não é fazer intensamente os exercícios, mas sim, dar o tempo certo da cicatrização tecidual para que o ombro possa recuperar. Há quem pense que se realizar a fisioterapia intensamente irá cicatrizar mais rápido, mas isso pode ser uma armadilha para que o tendão ou ligamento reparado se solte perdendo a cirurgia por fazer esforço antes da sua cicatrização.
Sabendo que a paciência é uma virtude, cuide bem da ansiedade e se prepare para o tempo recomendado pelo médico, que normalmente não é curto e fazer o melhor para o seu ombro.
O estado da sua saúde é de suma importância, pois para que uma cirurgia seja bem-sucedida, o estado nutricional, práticas de boa saúde como exercícios físicos e bom sono são essenciais para o controle de riscos. Por outro lado, hábitos nocivos à saúde devem ser evitados, como uma dieta desregrada, tabagismo, alcoolismo, drogas, sedentarismo e má qualidade de sono, pois com a saúde afetada, a cicatrização também pode ocorrer com má qualidade. Mesmo que o tempo de preparo da cirurgia seja curto, faça estas recomendações, pois o sucesso da cirurgia pode estar nos detalhes.
Exames pré-operatórios, cardiológico e laboratoriais são o mínimo, comparo esta etapa como atravessar uma rua, se fizermos uma cirurgia deste porte sem exames é como atravessar uma rua sem olhar para os lados, algo pode acontecer. O jejum certo deve ser observado e quando internar, leve todos os exames solicitados no dia da cirurgia. Pois estes serão revisados pelos médicos.
Cuidados após a cirurgia:
Apesar de ser de conhecimento geral, devo dizer que as recomendações pós a cirurgia devem ser seguidas. Por exemplo, quando recomendo o uso da tipoia no início, é porque a cirurgia necessita de proteção. Já tive pacientes que perderam a cirurgia por ficar sem a tipoia e mexer demasiadamente o braço, ou mesmo que não mexa, foi pegar um copo caindo. O uso do braço é instintivo, não precisamos pensar para esticar o braço e pegar um objeto, pois é um movimento mecanizado, assim como trocar marcha do carro, andar de bicicleta ou digitar, sabemos executar sem raciocinar, então, se precisarmos fazer um movimento com o braço com algo corriqueiro, podemos fazer de forma que prejudique a cirurgia, pois podemos fazer isso sem pensar, de forma mecânica. Faça os cuidados certos na hora do curativo enquanto estiver com os pontos, seguindo o que foi recomendado.
Passado o tempo da tipóia, a fisioterapia deve ser realizada conforme a recomendação médica. Buscando um bom profissional fisioterapeuta. Esta parte costuma ser a mais demorada da reabilitação. Pois o resultado é lento, aí entra a paciência que citei antes. Esta será sua maior aliada para que tudo corra bem.
No final, todo o esforço do médico e do paciente será recompensado com o sucesso da cirurgia. Caso algo não tenha dado certo, sabemos que pode acontecer, mas fazendo tudo conforme descrito acima, diminuímos muito os maus resultados. Espero que que esta explicação tenha ajudado você que precisa operar o ombro e também o tranquilizado.
Matéria por
Fernando Takao Cinagava
Ortopedia e Traumatologia CRM/PR 19896 RQE 14293 RQE: 14293 | Londrina