A queixa de nariz trancado é muito comum no consultório do otorrinolaringologista.
Muitas vezes estão usando descongestionante nasal a longo tempo, não conseguindo mais conviver sem ele. Junto a queixa de obstrução nasal vem também a boca seca, ronco e respiração pela boca. A longo prazo começar a ter problemas com a arcada dentária.
Nas crianças as principais causas são as rinites, aumento da adenóide e das amígdalas. No adulto são os desvios de septo, rinites, hipertrofia de cornetos, pólipos nasais e sinusites crônicas.
O tratamento dependerá da causa, podendo ser com medicamentos ou cirurgia, dependendo da causa.
O uso de descongestionante nasal como Afrin, Aturgyl, Neosoro, Nasóbio, Naridrin, etc deve ser de no máximo 7 dias. pois pode levar a uma rinite medicamentosa e alterações cardíacas e de pressão. Em crianças deve ser evitado.
Perda da audição unilateral
Pessoas com perda de audição em um só ouvido, além de ter dificuldade em escutar quando uma outra pessoa fala no lado comprometido, tem dificuldade em localizar de onde vem o som e em escutar com algum barulho de fundo.
Hoje em dia surgiram várias alternativas para contornar essas situações. Existe aparelho auditivo que capta o som do lado surdo e transmite para o lado bom, chamado de sistema Cross. Existe também os implantes de prótese auditiva ancorada no osso (BAHA, Ponto, Bone-Bridge) que também capta o som no lado afetado e através da transmissão do som pelo osso do crânio estimula o lado bom. E por último existe o implante coclear, ainda em fase de estudos para essa situação.
Matéria por
Lucio Eidy Takemoto
Otorrinolaringologia CRM/PR 16790 | RQE: 11167 | Londrina