Um transplante capilar bem realizado, oferece ao paciente um aspecto que normalmente não é percebido por pessoas que não sabem a respeito do procedimento. Mesmo profissionais que trabalham na área, podem ter dificuldades em notar que o penteado foi preparado cirurgicamente.
Para que isso seja possível é fundamental que os implantes sejam preparados com delicadeza, um a um. Este preparo é realizado com o auxílio de microscópios e lupas, para poder intervir nos mínimos detalhes. Depois as unidades foliculares são implantadas, uma de cada vez.
Inclinação imitando a natureza
É comum a preocupação com a direção que os novos fios vão crescer. E isso é importante para que o aspecto geral do implante capilar seja natural. De nada adianta fios delicados, crescendo no sentido errado, de forma artificial.
No momento da realização do sítio onde a unidade folicular será implantada, através de lâminas ou agulhas especiais, esse furinho deve direcionar o sentido do nascimento do fio. Desta forma podemos angular o seu crescimento, inclinar para um lado ou outro, e até mesmo imitar os “redemuinhos” do couro cabeludo.
Uma outra estratégia no direcionamento dos fios é produzir mais preenchimento com sua inclinação, em casos de calvícies muito avançadas. Nestes casos eles ficam mais deitados sobre a pele, assim como é feito com a restauração de barba e sobrancelhas.
Linha anterior irregular
A linha da frente do cabelo, que chamamos de linha anterior, possui como característica, ser levemente irregular. Isso quer dizer que os fios não nascem um ao lado do outro, eles estão posicionados de forma assimétrica, irregular.
Desta forma, na hora de escolher a posição dos implantes na parte da frente do cabelo, temos que usar estratégias de desenho que imitam a natureza. Colocamos estes fios com uma irregularidade que dificulte a percepção da cirurgia.
Muitos cirurgiões capilares acreditam que aí neste ponto resida a verdadeira parte artística desta cirurgia, o momento em que não seguir um padrão é o melhor. Claro que há uma grande variação entre os diferentes cabelos, mas de uma forma geral a linha capilar inicia com fios aleatoriamente posicionados.
Correção do cabelo de boneca
Ainda é muito comum encontrar transplantes capilares com o famoso aspecto de “cabelos de boneca”. Isso se deve a técnicas antigas e enxertos grosseiros, mal preparados. Esta aparência artificial afasta os calvos de procurar cirurgia capilar e cria mal-estar nos pacientes que a fizeram.
Cerca de 15% das cirurgias que realizamos são para corrigir estes casos e devolver ao paciente a autoestima e naturalidade na sua aparência. Na imensa maioria dos casos usamos a cirurgia sem o uso de bisturi, chamada FUE, com implantes fio a fio.
Sempre importante lembrar que um transplante capilar é um ato cirúrgico complexo, e que deve ser realizado com prudência. Informe-se com os médicos especializados na área, tanto dermatologistas como cirurgiões plásticos.
Matéria por
Márcio André Volkweis
AGENDAR CONSULTA
Dermatologia CRM/SC 24164 | RQE 14575 | Chapecó