Uma aventura nem um pouco segura Envolvidos em um marketing intenso, cegos por promessas milagrosas, iludidos com “o cabelo dos sonhos”, é cada vez mais comum brasileiros buscarem o Transplante Capilar em terras distantes do Brasil.
Por que a Turquia?
É comum ouvirmos pacientes dizerem que o Transplante Capilar na Turquia é o melhor do mundo, que os melhores cirurgiões trabalham lá, e que além de tudo é muito mais barato que no Brasil.
Quando perguntamos que fontes eles usam ou de onde tomaram conhecimento destas novidades nos respondem: “nos grupos de WhatApp e no Instagram”.
E depois de ser indicado a um agente, pelo amigo de um amigo, o indivíduo já se sente confiante de ir para Istambul. Fará uma cirurgia definitiva no seu corpo, pois acreditou que fará um procedimento melhor que no resto do mundo, e ainda por cima mais barata.
Black Market
Nos congressos nacionais e internacionais de Transplante Capilar, cada vez mais o chamado Black Market, ou Mercado Negro, é discutido.Ele nada mais é que uma rede de captação de clientes, através de propaganda digital pesada, convencendo-os a realizar Transplantes Capilares na Turquia, Síria, Irã, leste europeu, Ásia.
Usando fotos de antes e depois de casos perfeitos, depoimentos de pessoas que conseguiram recuperar o cabelo de volta, e com custos segundo eles muito abaixo do normal, esses grupos acabam fisgando os desavisados.
E a verdade?
O que estamos descobrindo é que nas mais de 500 clínicas de Transplante Capilar turcas, a imensa maioria das cirurgias não são realizadas por médicos, e sim pessoas muitas vezes refugiadas da Síria, motoristas, taxistas... pessoas sem qualificação alguma.
Os pacientes são operados em salas conjuntas, junto a outras pessoas, com material de cirurgia de qualidade inferior e sem o devido cuidado de higiene e esterilização. Além disso não há assistência alguma no pós-operatório e o paciente é liberado para a própria sorte de volta a seu país.
E nem o valor condiz com a verdade.
Na maioria das vezes os custos de translado e cirurgia é igual ou até ligeiramente superior ao cobrado em boas clínicas brasileiras, onde um médico especialista realiza o procedimento, com qualidade e idoneidade como deve ser.
Assumir Riscos
É verdade que a viagem a Turquia é linda. A Capadócia é apaixonante. Mas escolher uma cirurgia tão complexa quanto o Transplante Capilar pelo pacote turístico é assumir um risco muito alto. As sequelas de uma cirurgia mal realizada, com danos a zona doadora, falhas, infecções e até mesmo contaminação com Hepatite C e HIV, costuma ser irreparáveis.
A escolha de uma aventura dessas deve levar em conta segurança, assim como se deseja a um familiar querido que busca um tratamento médico como outro qualquer. A saúde é um bem muito precioso.
Antes de decidir realizar uma cirurgia capilar, consulte um especialista e saiba qual a melhor indicação de tratamento para seu caso. Busque mais informações no site www.abcrc.com.br, e encontre os especialistas na área, no Brasil.
Matéria por
Márcio André Volkweis
AGENDAR CONSULTA
Dermatologia CRM/SC 24164 | RQE 14575 | Chapecó