O Transplante Capilar FUE (fio a fio), figura hoje como a terceira cirurgia estética mais realizada nos homens, e cada vez mais em mulheres. Apesar de ser cada vez mais conhecido, os pacientes ainda possuem muitas curiosidades quanto a como o procedimento é realizado.
MOMENTOS ANTES DE INICIAR
Nossas cirurgias são realizadas com anestesia local e sedação oral leve. Por isso não é necessário jejum. O paciente pode fazer suas refeições normalmente. Recomendamos claro que não haja exageros, que bebidas alcóolicas sejam restringidas na véspera, e que uma boa noite de sono anteceda o dia da cirurgia. O processo todo costuma levar de 6 a 8 horas, é bom estar com o corpo descansado.
PREPARATIVOS INICIAIS
Após chegar a nossa clínica, revisar documentos e prontuário da consulta que já fora realizada, partimos para as fotografias e a marcação da área que será restaurada. Neste momento discutimos os detalhes de formato, altura da linha capilar, e locais de maior importância. Depois dos desenhos feitos preparamos o cabelo com um corte adequado, normalmente raspando zona doadora e receptora. Mas nem sempre é preciso cortar o cabelo, isso depende de cada caso.
ANESTESIA
Na quase totalidade dos casos usamos anestesia local, e um sedativo oral leve, igual aos usados em casa para dormir. Desta forma os riscos anestésicos são muito menores. Durante a cirurgia os pacientes dormem a maior parte do tempo, sem queixas com dor ou desconfortos maiores. É possível ir ao banheiro, fazer lanches, ou mesmo ver um filme, para o tempo passar mais rápido.
ETAPAS DO TRANSPLANTE
CAPILAR FUE
Na primeira parte ocorre a remoção dos enxertos ou unidades foliculares. Isso é feito com pequenos furinhos, de 0,6 a 0,9 mm de diâmetro, na parte de trás e laterais da cabeça. Estas mudinhas possuem de 1-3 fios, e serão revisados e contabilizados um a um pela equipe no microscópio.
Após estas primeiras 3-4 horas, realizamos as incisões ou sítios, onde os enxertos serão inseridos. Desta vez o médico trabalha artisticamente desenhando e direcionando como será o crescimento dos novos fios.
Inicia então a etapa final, que é a colocação dos enxertos já contabilizados, dentro de suas novas casinhas. De acordo com a quantidade deles essa fase leva de 2-4 horas, totalizando assim uma média de 7 horas totais para a cirurgia.
CURATIVO E LIMPEZA
Nossos pacientes fazem a primeira higiene e retirada do curativo da zona doadora com 24-36 horas. Depois disso não é mais necessário curativos ou bandagens. No terceiro dia a maioria já está usando bonés, toucas ou mesmo um lenço, para ajudar a camuflar a área tratada.
O retorno às atividades físicas e ao sol já ocorre ao final da primeira semana, e o corte de cabelo já pode ser ajustado neste momento também. Pinturas, químicas, alisamentos, devem esperar ao menos 2 semanas.
RESULTADOS
Os primeiros 3-4 meses são de espera e paciência. Somente depois deste período os fios implantados iniciarão a crescer. O curioso é que eles caem logo no primeiro mês após a cirurgia, ficando as raízes em repouso por este tempo.
Já com 7-8 meses os resultados são bem visíveis e a satisfação começa a tomar conta. Mas o final de todo processo acaba levando um ano inteiro ou um pouco mais até, quando se deseja os cabelos um pouco mais compridos.
SEGURANÇA
Salientamos a avaliação de um profissional especializado e experiente como sendo indispensável para um tratamento de sucesso. Busque um Dermatologista ou Cirurgião Plástico especialista em Tricologia e Cirurgia Capilar no site da www.abcrc.com.br, e seja orientado adequadamente sobre os cuidados com seus cabelos.
Matéria por
Márcio André Volkweis
AGENDAR CONSULTA
Dermatologia CRM/SC 24164 | RQE 14575 | Chapecó