Muito se tem falado sobre a importância de cuidar da saúde, pensando em viver mais e melhor. Tudo que comemos, o estilo de vida que levamos e como cuidamos dos nossos hábitos influenciam diretamente, tanto na prevenção quanto no aparecimento de doenças. É isso mesmo: seus hábitos podem causar doenças, da mesma forma que podem evitar que você fique doente.
A alimentação e atividade física influenciam diretamente no corpo, e a pele também é afetada pela rotina desorientada. Dessa forma, a suplementação e orientações na sua alimentação auxiliam na prevenção e no tratamento de problemas como flacidez, celulites, rugas, vitiligo, psoríase, entre outros, associadas às tecnologias hoje disponíveis.
Este assunto tem ficado cada vez mais em evidência, à medida que as pessoas também começam a se preocupar mais com sua saúde. Por isso, o estudo da Genômica Nutricional tem crescido bastante. Trata-se de entender a interação entre genes, dieta e doenças a favor da saúde. Assim, respeitamos não somente as preferências pessoais, como também sua individualidade bioquímica aliada aos diversos benefícios nutrigenômicos dos alimentos e nutrientes funcionais. Essa visão integrativa nos permite tratar e, principalmente, prevenir as doenças e o processo de envelhecimento, associando nutrição, suplementação e tecnologias das mais avançadas, para oferecer ao paciente um tratamento integrado que lhe traga diferentes benefícios.
Por exemplo: na intervenção de uma doença de pele, além das terapias convencionais, pode ser indicada uma alimentação adequada e suplementação que promoverão não somente a cura ou controle da doença, mas que ajudarão no combate e prevenção a outras enfermidades que o paciente nem imagina.
Além disso, a orientação pelo especialista de uma dieta específica, rica em nutrientes, ingestão adequada de água, associada a uma suplementação individualizada para cada paciente incentiva uma recuperação saudável e a manutenção dos resultados pós-procedimentos estéticos tanto faciais como corporais, assim como é possível adiar o envelhecimento da pele a partir desta nova abordagem. É o que chamamos de ‘tratamento de dentro para fora’. Estamos cuidando da saúde pensando não somente no hoje, mas no dia de amanhã.
E o primeiro passo é procurar um dermatologista para a realização de uma consulta completa, que inclui, além da avaliação física, exames de sangue, análise do histórico familiar e estudo dos hábitos de vida.
O estudo da Genômica Nutricional tem crescido bastante. Trata- -se de entender a interação entre genes, dieta e doenças a favor da saúde. Assim, respeitamos não somente as preferências pessoais, como também sua individualidade bioquímica aliada aos diversos benefícios nutrigenômicos dos alimentos e nutrientes funcionais.
Matéria por
Dra. Fernanda Amaro Ferraz Pizarro
Dermatologia CRM/SP 124.067 RQE 37080 | São José do Rio Preto