Com a queda das temperaturas e a menor incidência da radiação solar, no período do inverno a procura para a realização de tratamentos dermatológicos aumenta, principalmente os que requerem menor exposição ao sol. Esta estação é indicada para tratamentos com tecnologias a laser e peelings que visam o rejuvenescimento da pele. A menor exposição solar, vestimentas mais fechadas e menos atividades ao ar livre permitem que a pele se recupere com menor risco de manchas, cicatrizes, inflamações e outras complicações.
Nos dias frios, é possível agendar diferentes tipos de tratamentos dermatológicos, como retirada de pintas, para rugas, manchas, vasinhos e até procedimentos contra flacidez. Esses tratamentos costumam ser à base de laser e peelings químicos e, por serem mais invasivos, deixam a pele mais sensível e delicada. É importante sempre lembrar que independente da época do ano, o uso do protetor solar é indispensável.
O peeling é um excelente rejuvenescedor. Ele renova as células, dando brilho e viço à pele; elimina desde rugas fininhas até rugas mais profundas; pode diminuir a flacidez no caso dos peelings mais profundos; elimina manchas epidérmicas (de origem superficial) e clareia manchas dérmicas (de origem mais profunda). Além disso, o peeling é usado no tratamento de acne leve, na atenuação das cicatrizes de acne e no tratamento de estrias. Os peelings têm ainda um efeito altamente desejável: alguns têm ação hidratante na pele.
Outro tratamento bastante procurado nos consultórios dermatológicos, nesta época, são os lasers fracionados, principalmente o Laser de CO2 fracionado. Ele é muito utilizado no tratamento de cicatrizes em geral – causadas pela acne, traumáticas ou cirúrgicas – além de estrias brancas ou vermelhas, poros dilatados, manchas senis e solares, olheiras e, principalmente, para o rejuvenescimento da pele. O procedimento a laser, além de melhorar a textura da pele, deixando-a mais fina e firme, também auxilia na produção de colágeno. Um cuidado importante é evitar contato direto com o sol por pelo menos um mês antes e depois do procedimento, além de fazer uso do filtro solar diariamente.
Pele esbranquiçada, ressecamento, entre outros, fazem parte dos aspectos da pele durante o inverno. Por isso, procure orientação médica para saber o creme hidratante ideal para o seu tipo de pele, a fim de evitar esses incômodos da estação. Cuidados básicos ajudam a manter a pele renovada e com resultados positivos após o tratamento. E somente um dermatologista pode realizar uma avaliação da sua pele e lhe indicar os tratamentos mais adequados, uma vez que cada pessoa possui um tipo de pele diferente e, por isso, requer cuidados diferentes. Portanto, procure um dermatologista.
Matéria por
Dra. Fernanda Amaro Ferraz Pizarro
Dermatologia CRM/SP 124.067 RQE 37080 | São José do Rio Preto