O verão está se aproximando e nunca é tarde para se preparar para a época mais quente do ano. Mesmo estando na primavera, já é possível sentir o sol forte e o calor. É na época mais aguardada que todos desejam estar com o corpo e rosto perfeitos. Você sabia que exames de sangue são grandes aliados e extremamente importantes quando o assunto é estética e dermatologia?
Através deles a dermatologista poderá ver como estão os hormônios, as vitaminas e os minerais no sangue e, por meio dessa avaliação integrativa, é possível potencializar os resultados dos tratamentos. Em outras palavras: a nutrição e a suplementação, juntamente com massagens corporais, radiofrequência, intradermoterapias e outros procedimentos podem deixar você com aquele corpo que tanto deseja para o verão.
Os minerais (ferro, selênio, zinco, magnésio, entre outros) e vitaminas (C, E, D, etc), entre outras substâncias, possuem um papel fundamental no organismo, regulando nossas reações enzimáticas, ajudando na biossíntese de colágeno e prevenindo o estresse oxidativo. Só é possível ver se os níveis de minerais e vitaminas no sangue estão de acordo quando são realizados os exames necessários. Eles têm papéis fundamentais para melhores resultados nos tratamentos estéticos e também auxiliam na resolução de problemas como queda de cabelo, unhas frágeis e problemas de pele, principalmente na prevenção do envelhecimento cutâneo.
Com o exame de sangue em mãos e com a avaliação do paciente, a dermatologista fará uma análise para saber qual é a causa da retenção de líquidos, por que a condição não melhora a indesejável celulite, quais as causas do surgimento de estrias, etc. No momento em que o profissional entende todo o contexto e histórico do paciente é possível realizar um diagnóstico mais preciso e indicar os tratamentos certeiros, envolvendo não somente procedimentos estéticos, mas também suplementação, o que, de modo geral, trará benefícios em vários campos da saúde.
Como as pessoas querem estar mais bonitas nesta época do ano, vale lembrar que os procedimentos mais procurados são peeling – aqueles que permitem certa exposição solar – radiofrequência, Sculptra, aplicação de toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico, entre outros, sempre com orientação de um dermatologista.
Ainda não se preparou para o verão?! Procure uma especialista para obter todas as informações necessárias. Ainda dá tempo.
Por meio do exame de sangue, a dermatologista poderá ver como estão os hormônios, as vitaminas e os minerais no sangue e, por meio dessa avaliação integrativa, é possível potencializar os resultados dos tratamentos.
Matéria por
Dra. Fernanda Amaro Ferraz Pizarro
Dermatologia CRM/SP 124.067 RQE 37080 | São José do Rio Preto