Alopecia é um termo usado para queda capilar. As alopécias são divididas em alopecia não cicatricial e alopecia cicatricial. As não cicatriciais os tipos mais comuns são a alopecia androgenética masculina e feminina, eflúvio telógeno e alopecia areata. As cicatriciais são doenças inflamatórias ou autoimunes em que o epitélio folicular é substituído por tecido conjuntivo gerando áreas sem cabelo de forma permanente.
As principais queixas dos pacientes que procuram o dermatologista devido a problemas capilares estão relacionados com o afinamento dos fios (alopecia androgenética) e o aumento da queda dos cabelos (eflúvio telógeno). Graças aos avanços da dermatologia e da engenharia robótica, atualmente, temos muitos tratamentos eficazes para os distúrbios capilares.
Novos tratamentos propostos:
• Radiofrequencia Microagulhada;
Eletroderme ou radiofrequência microagulhada é um inovador sistema que atua através de múltiplas microagulhas estéreis e radiofrequência com total segurança para os pacientes. A micropuntura no couro cabeludo promove a liberação de fatores de crescimento derivados de plaquetas, fatores de crescimento epidérmicos, por ativar regeneração através de feridas, ativando as células-tronco no bulbo e levar a superexpressão de genes relacionados ao crescimento de cabelos.
Drug delivery digital (D & D Performance Inejector)
O sistema de multi-agulhas com ajuste digital oferece tratamentos com total controle do volume administrado, da velocidade de infusão e da profundidade de liberação dos ativos. Suas vantagens são a personalização do tratamento, a distribuição uniforme, o sistema que atua atenuando o desconforto das agulhas, a rapidez e a segurança do tratamento.
Laser
O uso do laser de baixa potência para estimulo do crescimento capilar é uma realidade. Desde os primórdios da epilação a laser notou-se que o emprego de baixas energias em áreas pilosas ao invés de depilar estimulava o crescimento de fios (hipertricose paradoxal).
Hoje se sabe que o laser de 650nm e o sistema de LED infravermelho melhoram a atividade da Adenosina Trifosfato (ATP) na derme profunda impactando diretamente no metabolismo local. O ATP é a principal fonte de energia no meio intracelular. Este tratamento otimiza o fluxo sanguíneo dérmico proporcionando melhoria do fluxo capilar e do transporte de oxigênio e nutrientes para os folículos. O laser de 808nm desempenha um papel estimulador intrínseco nos bulbos capilares aumentando o diâmetro e crescimentos dos fios. Além disso, modula a expressão de genes, aumenta a produção dos fatores de crescimento e prolonga a fase anágena.
O laser infravermelho do Bulge Hair Restoration e o hygialux estimulam os folículos capilares a saírem do estado de hibernação, fortalecendo e estimulando o crescimento. Além disso, desempenham efeito restaurador.
O protocolo de tratamento é realizado após avaliação do médico para definir diagnóstico e elaborar a forma de tratamento individualizada para cada caso.
Matéria por
Paulo José Filho
Dermatologia CRM/RO 4288 | RQE 1069 | Porto Velho