Medicina Hiperbárica
A Oxigenoterapia Hiperbárica é reconhecida no Brasil como um tratamento médico desde 1995. Muito conhecida e utilizada no eixo Rio - São Paulo, ainda é uma novidade em algumas regiões brasileiras, apesar de já existirem mais de 120 clínicas de Medicina Hiperbárica distribuídas nos principais centros de saúde do Brasil.
A Oxigenoterapia Hiperbárica é indicada, como tratamento principal ou adjuvante, em diversas doenças agudas ou crônicas, de natureza isquêmica, infecciosa, traumática ou inflamatória, muitas vezes em casos graves e refratários aos tratamentos convencionais. São muitas as indicações cientificamente reconhecidas e constam na resolução do Conselho Federal de Medicina número 1457/95. O oxigênio hiperbárico diminui o edema e reverte a hipóxia tecidual presente em feridas, traumas e infecções, estimulando a neoangiogênese (formação de novos vasos), além de potencializar a ação de vários antibióticos.
O tratamento consiste em submeter o paciente a um ambiente pressurizado, dentro de uma câmara hiperbárica, respirando oxigênio puro. Cada sessão é realizada uma vez a cada 24 horas, com duração aproximada de 90 a 120 minutos, de acordo com os protocolos nacionais e internacionais. Eventualmente, em situações especiais, estão indicadas duas ou no máximo três sessões em um período de 24 horas, por alguns dias.
A Medicina Baseada em Evidencias demonstra os excelentes resultados em casos considerados difíceis, como:
• Feridas em pacientes diabéticos
• Lesões após radioterapia (na pele, na mandíbula, na bexiga, no intestino)
• Infecção crônica dos ossos (osteomielite)
• Traumas graves (com comprometimento circulatório)
• Infecções graves em áreas nobres como no períneo (fasciite necrotizante), entre outras indicações.
Com o tratamento médico habitual associado à Oxigenoterapia Hiperbárica, é possível aumentar as taxas de cicatrização de feridas e de cura de infecções, reduzir o número de cirurgias e de amputações, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Matérias Publicadas
Matéria por
Fabrício Valandro Rech
Cirurgia Geral CRM/SC 20833| RQE: 12004 | Florianópolis