No tratamento de Oxigenoterapia Hiperbárica, o paciente fica dentro de uma câmara pressurizada respirando oxigênio puro, o que melhora a circulação em tecidos com pouca irrigação e estimula a formação de novos vasos, auxiliando na recuperação de diversos tipos de lesões, feridas, traumas e infecções, além de potencializar a ação de vários antibióticos e diminuir o tempo de recuperação do paciente.
Nos últimos meses, recebemos muitas perguntas sobre as indicações e o tratamento da oxigenoterapia hiperbárica, por isso listamos e respondemos algumas delas abaixo. Lembrando que para saber se há indicação para o caso, você deve consultar um médico ou procurar o serviço de Medicina Hiperbárica mais próximo para uma avaliação médica.
Minha mãe tem feridas nas pernas que não cicatrizam há muito tempo. A hiperbárica pode ajudar?
A primeira orientação é sempre fazer uma consulta médica para diagnóstico. Porém na maioria dos casos a oxigenoterapia hiperbárica melhora, e muito, a cicatrização de feridas na pele.
Meu pai tem diabetes e está com feridas nos pés que não melhoram. Falaram que a hiperbárica pode mudar isso. É verdade?
Existem vários fatores a serem controlados num caso como esse, mas a oxigenoterapia hiperbárica tem seu papel e pode alterar o rumo do problema. Um médico, durante uma consulta, pode esclarecer.
Tenho um familiar com infecção no osso da perna, que já fez vários tratamentos e cirurgias. A hiperbárica tem efeito em infecções nos ossos?
Tem sim. Existem muitos casos assim, em que a oxigenoterapia hiperbárica é indicada no tratamento com excelentes resultados. Você deve marcar uma consulta para ver se o caso do seu familiar se encaixa no protocolos.
Minha amiga tem varizers nas pernas e uma grande ferida que não fecha há muitos anos. Tem chande da hiperbárica ajudá-la?
Úlcera varicosa é uma das doenças que possui indicação de tratamento adjuvante com a oxigenoterapia hiperbárica. Uma consulta médica pode definir se sua amiga tem indicação.
Depois que a pessoa faz hiperbárica e a ferida fecha, pode aparecer outra? O que fazer?
Pode sim. Para que o paciente evite recidivas ele deve sempre seguir orientações médicas.
tenho um familiar que teve câncer e fez radioterapia. Depois de um tempo começou a ter dor e ardência para urinar, tendo inclusive presença de sangue. Se fizer hiperbárica pode melhorar?
Alguns efeitos colaterais da radioterapia têm indicação de oxigenoterapia hiperbárica e seu familiar pode sim se beneficiar do tratamento. Vocês devem esclarecer durante uma consulta médica.
Minha vizinha teve um derrame e não sai mais da cama. Está com uma ferida que não cicatriza. Se ela fizer hiperbárica a ferida pode fechar?
A oxigenoterapia hiperbárica tem indicação para melhorar a cicatrização em diversos casos, pois a pressão e o oxigênio medicinal propiciam uma condição de melhoria para a pele. Ela deve procurar um médico para maiores esclarecimentos.
Um amigo se queimou bastante com água quente. Se ele fizer tratamento com medicina hiperbárica, o que pode mudar?
Há indicação de oxigenoterapia hiperbárica para alguns casos de queimaduras, o que pode acelerar a recuperação e melhorar o resultado final. Porém tudo isso deve ser avaliado em uma consulta médica.
Um colega sofreu um acidente e esmagou a perna. Ele pode fazer hiperbárica? Vai ajudar na recuperação?
Há indicação da oxigenoterapia hiperbárica para lesões por esmagamento, onde o tratamento pode melhorar a viabilidade, diminuir as sequelas e acelerar a recuperação. Agora, para saber se ele pode fazer, deverá ir a uma consulta médica.
As pessoas com diabetes que se machucam e não cicatrizam podem fazer hiperbárica?
Existe sim indicação para melhorar a cicatrização em diabetes e estes paciente podem fazer o tratamento com oxigênio hiperbárico. O que deve ser feito, é avaliar este quadro em uma consulta com o médico.
Se eu ou alguém da minha família precisarmos de hiperbárica, o que devemos fazer?
Você deve consultar o seu médico ou buscar informação no serviço medicina hiperbárica mais próximo para tirar dúvidas e saber se há indicação para o caso.
Matéria por
Fabrício Valandro Rech
Cirurgia Geral CRM/SC 20833| RQE: 12004 | Florianópolis