O marca-passo cardíaco é um dispositivo eletrônico, o qual seus eletrodos são implantados no coração Quando perfeitamente indicado esse marca-passo, normalmente seus eletrodos são locados nas câmaras cardícas direitas. Deixando claro que a frequência cardíaca (50 – 100bpm em ritmo sinusal) é o normal.
Principais indicações de Marca-Passo:
Indicações Clínicas: Pacientes independentes da idade que têm síncope (perda súbita e recuperação rápida da queda, sem dimensão do fato ocorrido).
Déficit Cronotrópico: Frequência cardíaca não adequada para idade com sintomas e documentados por Holter e estudo eletrofisiológico.
Eletrocardiograma demostrando frequência cardíaca abaixo de 40 bpm em ritmo sinusal com sintomas previamente mencionados, descartando doença do nó sinusal por Chagas, podemos comprovar com eletrocardiograma, Holter, estudo eletrofisiológico. Além de pausas maiores que 3 segundos e sintomas documentados, podemos, após avaliação do ritmologista, mencionar o marca-passo convencional. Bloqueio átrio ventricular de segundo grau avançado e o bloqueio átrio ventricular total, onde se tem uma assincronia eletromecânica entre a contração do átrio e o ventrículo, levando a intercorrências graves, são indicativos do mesmo.
Síndrome pós marca-passo
As complicações de um marca- -passo, quando não indicado adequadamente, o indivíduo pode apresentar sintomas, como: taquicardia, insuficiência cardíaca, alteração valvar, hipertensão pulmonar, síncopes de repetição e até mesmo quadros de endocardite infecciosa pela presença inadequada de seus eletrodos no coração.
Matéria por
Lanier Tadeu Garcia de Paula Júnior
Médico CRM/PR 35080 | Arapongas
Fabricio Bussadori
Cardiologia CRM/PR 16123 | RQE 9864 |