A Ortodontia e a Ortopedia Facial é uma especialidade da Odontologia que visa a correção do posicionamento dentário e do esqueleto da face com a finalidade de uma mordida ideal, adequando funcionamento dos músculos e ossos.
Quando o paciente tem assimetria facial, apresenta um desequilíbrio entre as bases: maxila e mandíbula. Caso o tratamento seja iniciado ainda na infância é possível reverter a posição incorreta dos ossos e da mordida. No entanto, em adultos a correção verdadeira das discrepâncias esqueléticas apenas com recursos ortodônticos é praticamente impossível, sendo necessário considerar a possibilidade de realização de um tratamento combinado com Cirurgia Ortognática, que compreende no procedimento cirúrgico com caráter funcional – melhora da mastigação, respiração, fala, entre outros – e estético – a correção do posicionamento das bases ósseas proporciona harmonia facial. A ideia de que o tratamento é voltado para a estética existe pelo fato de que o rosto do paciente muda para melhor com a correção do problema.
Esse tratamento é chamado de Orto-Cirúrgico, pois envolve as especialidades de Ortodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial; e alguns casos podem envolver também: Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia e Otorrinolaringologia.
Quando é indicado o tratamento Orto-Cirúrgico?
Este tratamento é indicado em casos de Perfil Retrognata ou Classe II (queixo curto) e Perfil Prognata ou Classe III (queixo grande). Outra indicação é para portadores da Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS), que é associada a pacientes portadores do perfil retrognata, tendo como característica a parada do fluxo de ar durante o sono que ocasiona microdespertar. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Odontologia, estima-se que 25 a 30% da população apresenta algum grau de desarmonia facial.
Como é realizado o tratamento?
Antes de realizar o tratamento solicitamos documentações ortodônticas: radiografias, tomografia, fotos da face e intrabucais, e modelo das arcadas; devendo ser minunciosamente planejado pelos Especialistas, seguindo um protocolo individual para cada paciente, o qual envolve passos técnicos que possibilitam o diagnóstico, planejamento e prognóstico.
O tratamento inicia com a instalação do aparelho para alinhar e nivelar os dentes; concluída esta fase, pode seguir para a segunda etapa que é a cirurgia propriamente dita em ambiente hospitalar e por último são executados ajustes ortodônticos na mordida e remoção do aparelho.
Podemos assegurar que o tratamento Orto-Cirúrgico evoluiu bastante nos últimos anos, se tornando um procedimento mais previsível e seguro, oferecendo aos pacientes uma melhora funcional e estética, podendo beneficiar a autoestima e qualidade de vida.
Matéria por
Jaqueline Marinho
Ortodontia CRO/PB 5396 | João Pessoa