Sabe aquela sensação que seu dente está ficando mais longo? Quando você percebe que por conta disso, o seu sorriso não tem mais a mesma harmonia e seus dentes estão mais sensíveis? Isto tem nome, causas e tratamento.
A recessão ou retração gengival ocorre quando o tecido gengival se retrai em direção à extremidade da raiz, fazendo com que a mesma fique exposta. O problema é bastante comum, afetando cerca de 75% da população. Este processo pode deixar a região sensível, inclusive provocando dificuldade para higienizar a área.
Por meio de estudos científicos, é sabido que a maior parte dos pacientes apresentam o problema, sem ao menos terem conhecimento do mesmo, comprovando-se assim, a necessidade da população ter acesso à informação de forma a prevenir o problema.
A recessão gengival pode ser localizada ou generalizada e pode ser causada por vários fatores. Está frequentemente associada à trauma de escovação (escovas de cerdas médias ou duras e força excessiva na escovação), trauma químico (cigarro) mau posicionamento dos dentes na arcada, higiene inadequada, presença de freios labiais, tábua óssea fina, gengiva fina.
O tratamento consiste em remover os fatores causais, melhorando os hábitos e técnicas de escovação, melhorando a posição dos dentes através de aparelho ortodôntico, removendo traumas por meio de ajuste oclusal ou mesmo “repondo” a gengiva perdida usando técnicas de enxerto gengival para recobrir a raiz exposta, afinal a gengival tem o papel de proteger o dente.
É importante estar atento aos primeiros sinais da doença. Ao perceber uma maior exposição da raiz, é necessário procurar um periodontista. Quanto antes diagnosticado e tratado, mais simples o tratamento e melhor o prognóstico.
Matéria por
Flavia Schiavotelo
Periodontia CRO/SC 5876 | Joinville