O médico reumatologista é o profissional da área da saúde especializado no tratamento das doenças que afetam o aparelho locomotor como as articulações, os ligamentos, os músculos, os tendões e os ossos de maneira geral. É ele, por exemplo, quem minimiza os sintomas inflamatórios (dor, calor, vermelhidão, rigidez e a limitação dos movimentos) das articulações, principalmente das mãos e pés, evitando assim o avanço das doenças e permitindo que as pessoas tenham melhor qualidade de vida, pois algumas doenças reumatológicas podem evoluir com deformidades permanentes e gerar limitações de mobilidade irreversíveis.
Quais as doenças tratadas por esse especialista?
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 120 doenças reumáticas. Apesar de muitas pessoas as vincularem ao envelhecimento, elas podem afetar pessoas de todas as idades, incluindo crianças.
Dentre essas doenças, as consideradas mais comuns são:
Osteoartrose: também conhecida como osteoartrite, caracteriza-se por destruição progressiva da cartilagem articular e por anormalidades nos ossos adjacentes às mesmas, levando à dor e perda da função. Segundo dados da Previdência Social, essa doença é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho e apresenta piora com o avançar da idade;
Artrite reumatóide: trata-se de uma doença inflamatória crônica e autoimune que afeta diversas articulações, principalmente mãos e pés e costuma acometer mais mulheres do que homens. Em média, 1% da população a possui;
Osteoporose: é um distúrbio em que há perda da massa óssea, tornando a pessoa mais suscetível a fraturas;
Espondiloartrites: conjunto de doenças que inclui a espondilite anquilosante, artrite psoriásica e artrites reativas (pós infecciosas): caracterizam-se pelo envolvimento inflamatório da coluna e articulações do sacro (bacia), além de artrite e entesites (inflamação e pontos de junção dos tendões com os ossos).
Além dessas, outras patologias como Lúpus, Síndrome de Sjogren, fibromialgia, gota, tendinites, dores de coluna, e outras, também são tratadas pelo reumatologista.
Como é feito o diagnóstico dessas doenças?
Um bom diagnóstico passa obrigatoriamente por uma conversa com o paciente (anamnese) e a realização do exame físico (geral e do sistema osteoarticular). Pelo fato de muitas doenças reumáticas apresentarem sintomas semelhantes e por serem, muitas vezes complexas, geralmente é preciso realizar alguns exames específicos. Assim é muito comum o profissional solicitar exames complementares, tanto laboratoriais como de imagem, que podem ser fundamentais na investigação de doenças reumáticas autoimunes. Alguns exames comumente solicitados são exames laboratoriais e de imagem como a radiografia simples, ultrassonografia, densitometria óssea, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
É possível curar as doenças reumatológicas?
Algumas doenças tratadas pelo médico reumatologista, como alguns casos de tenossinovite, bursite e lombalgia aguda, podem ser curadas. Entretanto, muitas outras doenças são crônicas ou se cronificam, ou seja, não terão cura definitiva, mas podem melhorar substancialmente com o tratamento adequado, principalmente se o diagnóstico for precoce. O objetivo do tratamento das doenças reumáticas autoimunes e crônicas, como por exemplo a artrite reumatoide e a espondilite anquilosante, é a remissão, que seria a inatividade da doença, ou a baixa atividade da mesma (menor sintomatologia e mais qualidade de vida para o paciente). Quanto à prevenção da evolução das doenças reumáticas, cabe ao reumatologista diagnosticar, tratar e orientar o paciente precocemente, a fim de evitar que as mesmas progridam e deixem sequelas. É importante lembrar que a consulta ao reumatologista deve ser feita o mais rápido possível, ou seja, assim que o quadro de dor começar a influenciar a execução das atividades cotidianas. Quanto mais cedo visitar um especialista, maiores serão as chances de cura e/ou de remissão.
Matéria por
Eduardo Benevides Lindote Filho
Reumatologia CRM/MT 2954 | RQE 971 - RQE 1894 | Cuiabá
Fernanda de Lara Aires Faria Braga Batista
Reumatologia CRM/MT 6772 | RQE 4109 - RQE 4110 |
Angelita Carlotto De Abreu
Reumatologia CRM/MT 3704 | RQE 1371 - RQE 1981 |
Sarah De Freitas Novais
Reumatologia CRM/MT 3425 | RQE 1367 - RQE 2254 |
Christina Paesano Marques Garcia Zirondi
Reumatologia CRM/MT 4370 | RQE 2314 | RQE 4520 |
Giovanna Sant'Ana Petterle
Reumatologia CRM/MT: 6625 | RQE: 2540 |