Ninfoplastia é uma cirurgia plástica íntima, realizada para diminuição dos pequenos lábios vaginais, com o propósito estético, além de melhorar algumas atividades do dia a dia , tais como atividade físicas, mobilidade em uso de roupas justas, entre outras. Alem de facilitar a higienização da vagina e vulva, diminuindo incidência de secreções tais como candidíase.
Este procedimento permite à mulher a melhora da autoestima, além do aumento da qualidade da relação sexual, pois quando em um tamanho maior, durante a relação, os lábios, podem dobrar entrando na vagina e isso pode causar desconforto / dor no ato. Importante saber que os pequenos lábios têm funções, tais como proteção da vagina, além de influenciar no desempenho da relação, sendo assim se faz necessário respeitar uma medida mínima para preservar a funcionalidade.
Por vezes, nos confundimos entre os grandes e pequenos lábios, pois a anatomia, apesar de padrão, sofre variações de desenvolvimento pessoal e genético.
Como apreciadora de estética ginecológica, costumo oferecer às mulheres sugestões baseadas nas queixas da própria mulher, visando fortalecer o bem estar feminino. É preciso respeitar a opinião pessoal, pois o que posso entender como um ponto fraco, na estética feminina, pode ser encarado como ponto forte pela própria mulher e seu parceiro.
O ginecologista é um profissional importante para auxiliar na decisão de realizar tal procedimento, informando quanto retirar e remodelando seu formato.
Atualmente, pratico a cirurgia de ninfoplastia com laser, este procedimento é realizado a nível ambulatorial, com anestesia local e com menos pontos para cauterização do sangramento, o que permite uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.
Redesenhar a vulva, me traz uma grata satisfação, pois é unânime a satisfação da mulher após este procedimento. Cuidar de sua plástica íntima, está diretamente relacionado a beneficiar sua vida sexual, trazer qualidade para sua rotina e aumentar potencialmente sua segurança feminina.
Este procedimento é mais comum do que imaginamos, sem contra-indicações absolutas, pelo contrário, com indicação correta , traz uma realização ao profissional que o executa, pois afinal, cuidar da saúde íntima, é algo que nos complementa e fortalece .
Matéria por
Adriana Lopes
Ginecologia e Obstetrícia CRM/PR: 13.515 | RQE: 5985 | Ponta Grossa