Chegando o fim do ano, muita gente já começa a planejar as viagens de férias. Surgem também algumas preocupações com a saúde, como o tão falado risco de trombose em viagens.
É verdade que viagem de avião aumenta o risco de trombose?
Sim, há um risco de trombose nas veias das pernas em viagens longas de avião, e isso se deve ao fato de ficar parado por muito tempo sentado sem movimentar as pernas, e também pela pressurização das cabines que causa uma perda im- perceptível mas significativa de água do nosso corpo por evaporação.
Certas pessoas apresentam geneticamente uma propensão ao desen- volvimento de trombose venosa, mas é impossível fazer todos os testes em todos, então o melhor é tomar medidas de prevenção sempre. Movimentar os pés e as pernas, caminhando sempre que possível durante os voos, usar meias elásticas de compressão, beber muito líquido, não ingerir bebidas alcoólicas no voo, e não fumar são as melhores dicas para qualquer pessoa aumentar a segurança e poder aproveitar a viagem sem sustos.
Em casos específicos, como pessoas já com alguma doença vascular prévia, como varizes, história de trombose venosa em parentes de primeiro grau (pais ou irmãos), um médico deve ser consultado previamente para maiores orientações e em alguns casos fazer algum exame complementar ou até mesmo prescrever alguma medicação.
Outros motivos para uma consulta com um especialista seriam se a pessoa já vai embarcar com algum tipo de problema de saúde agudo, como uma infecção, ou algum tipo de imobilização.
Um estilo de vida leve e saudável, com alimentação balanceada e atividades físicas regulares ajuda a evitar tanto a trombose em viagens, quanto varizes no dia a dia.
Matéria por
Lauro Santos Neto
Angiologia CRM/SC 12872 RQE 11495 | RQE 11615 | Balneário Camboriú